Biografias
O PULP é uma das bandas mais importantes do gênero conhecido como britpop, formada em Sheffield, Inglaterra, em 1978, pelo então estudante de 15 anos Jarvis Cocker. Inicialmente se chamava “Arabacus Pulp”, abreviado posteriormente somente para PULP.  Sua mistura de pop-rock influenciado pela disco music, tornou-os imensamente populares na metade da década de 1990. Entre os seus sucessos iniciais estão canções como “Disco 2000” (1995), “Common People” (1995) e “This is Hardcore” (1998). Entre as influências citadas pela ba nda estão David Bowie, The Cure, The Beatles e The Kinks.

A banda surgiu quando Cocker reuniu amigos da escola onde estudava e gravou um programa em uma rádio local em 1981. Essa primeira formação da banda incluìa além de Cocker (Vocal/guitarra), Peter Dalton (teclados), Jamie Pinchbeck (baixo) e Wayne Furniss (bateria). Os primeiros discos, “It” e “Freaks”, foram lançados respectivamente em 1983 e 1987, sem muito sucesso.

Em 1993, a banda assinou contrato com a Island Records. No começo de 1994 lançam o single “Do You Remember The First Time?”, acompanhado por um polêmico vìdeo em que diversas celebridades eram interrogadas sobre a maneira como perderam sua virgindade.

O vìdeo fez sucesso e em seguida o PULP lançou seu álbum de estréia pela gravadora, o elogiado “His ‘N’ Hers”, que emplacou outros sucessos além de “Do You Remember the First Time”, entre eles “Babies” e “Lipgloss”. “His ‘N’ Hers” estabeleceu o talento de bom letrista e compositor de Cocker e ainda foi indicado na categoria de melhor álbum no Mercury Music Prize de 1994.

Em novembro de 1997 a banda voltou com um single, “Help The Aged”, seguido pelo álbum “This is Hardcore”, considerado um dos melhores e mais divertidos álbuns do PULP pela crìtica. O fracasso comercial de “This Is Hardcore” não abalou a banda, que conservou o bom humor e voltou com o comercialmente bem-sucedido “We Love Life”, um álbum alegre e muito bem recebido pela crìtica.

Apesar do sucesso de “We Love Life”, a banda optou por um longo hiato e após um tempo longe dos palcos – quase dez anos, o  PULP retornou em grande estilo com a formação original que tinha na época da gravação de seus primeiros sucessos. A reestréia aconteceu  no Primavera Sound Festival, em maio de 2011, com enorme aclamação do público.

O PULP é formado atualmente por Jarvis Cocker (vocal, guitarra, teclados), Mark Webber (guitarra), Candida Doyle (teclados), Steve Mackey (baixo) e Nick Banks (bateria).

Divulgação
 


Disco da Semana

Fotos



Videos