The Cranberries - 29/01/2010

Attention: open in a new window. PrintE-mail
Há mais ou menos 17 anos, uma canção "bobinha" invadia as FMs do Brasil bem lentamente. Era Linger, canção do primeiro disco de uma banda irlandesa ainda desconhecida de boa parte dos brasileiros - Dreams, talvez o maior hit do grupo, só tocava em rádios "rock". Se hoje já é possível vermos um show de banda iniciante por aqui, naquele tempo, era quase impossível. Isso, obviamente, fez com que esperássemos duas décadas para que o Cranberries pisasse na parte debaixo da linha do Equador.

Neste meio tempo, o álbum No Need to Argue e Ode to My Family colocou a banda entre as mais executadas por nossas rádios e o resto é história, o Cranberries gravou outros três discos, se separou em 2001, Dolores O'Riordan partiu para uma carreira solo - lançou dois bons discos e veio ao Brasil em 2007 - e, no final de 2009, para felicidade dos fãs, a resolveu voltar aos palcos.

Apesar de tanto tempo separados e sem nenhuma nova canção - o que, para os fãs, acaba sendo uma benção -, ninguém pode falar que o Cranberries seja uma banda decadente, daquelas que chegam ao Brasil quando a carreira já perdeu sentido no exterior e aqui é um bom lugar pra faturar uns trocados facilmente. Ao contrário, com um set list calcado em seus três primeiros álbuns, o som do grupo se mantem atual e ótima escolha das canções, apesar do tom nostálgico, afastou qualquer possibilidade de uma crítica negativa.

No palco, Dolores é o grande destaque, seus três companheiros de banda, Fergal Patrick Lawler (bateria), Noel Hogan (guitarra) e Mike Hogan (baixo)  - mais o tecladista convidado Denny DeMarchi - apenas abriam passagem, de forma competente, para os passinhos desengonçados da vocalista, que tanto poderiam imitar uma bailarina, como lembravam as danças indianas da novela Caminho das Índias, como bem citou um fã na comunidade da banda no orkut. Sua voz, e seu sotaque carregado, é simplesmente delicioso, e sua simpatia simplesmente faz com que os fãs se sintam importantes, como realmente o são.

Durante toda a apresentação, Dolores mandou beijos, pegou todos os presentes e ainda desceu ao fosso dos fotógrafos para ser abraçada e tocada, deixando os seguranças em polvorosa, mas talvez o maior exemplo de como uma banda deve se comportar frente ao seu público foi a mudança no set list, com Promisses, muito pedida pelos fãs, entrando no lugar de Lunatic, do segundo disco solo da vocalista.

Para os fãs, a apresentação foi uma grandiosa e maravilhosa coleção de hit, e Dolores sabia disso e agradecia feliz às seis mil pessoas que lotaram o Credicard Hall. Apesar disso, muita coisa ficou de fora - eu, por exemplo, adoraria ouvir No Need to Argue, Just My Imagination, Sunday, Forever Yellow Sky ou a linda War Child ao vivo -, mas nem mesmo a péssima acústica da casa tirou a felicidade da cara de quem arriscou pegar uma enchente pelo caminho para ver a banda.

Pelo menos três canções, todas da carreira solo de Dolores - Ordinary Day, Switch off the Moment e The Journey - poderiam ter ficado de fora. Em compensação, foi possível cantar canções como Wanted, Daffodil Lament, Waltzing Back, Empty, além de outras que dificilmente ficariam de fora: Linger, Ode to My Family, Salvation, Zombie e Dreams, que fechou o show. Ou seja, a pequena "falha" não atrapalhou tanto assim.

Dolores prometeu, como todas as bandas sempre o fazem, voltar ao Brasil rapidamente, resta saber se o grupo o grupo sobrevive a um novo disco. A vocalista já provou que pode se dar bem sem seus companheiros de banda, além disso, os dois últimos discos do Cranberries ficaram bem abaixo da qualidade dos demais, e quase foram esquecidos do set de São Paulo. Eu, particularmente, espero que eles voltem.

Fotos texto: MRossi
Fotos galeria: Valdir Antonelli

Mais fotos aqui.

Set List:
How
Animal Instinct
Linger
Ordinary Day
Wanted
You & Me
Dreaming My Dreams
When Your Gone
Daffodil Lament
Can't Be With You
Pretty
Ode to My Family
Free to Decide
Waltzing Back
Switch off the Moment
Salvation
Ridicules Thoughts
Zombie

Empty
Promisses
The Journey
Dreams

Facebook

AGENDA

<<  February 2012  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
272829    

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.