The Other Two

Attention: open in a new window. PrintE-mail

 

Provavelmente você nunca ouviu falar nesta banda. Verdade, foram pouquíssimo divulgados. De certa maneira, o nome do grupo explica o motivo. O Other Two é formado por Gillian Gilbert e Stephen Morris - casados na vida real -, exatamente aqueles outros dois do New Order, que exceto por fã de carteirinha da banda, são pouco lembrados, esquecidos, engolidos pelos mitos de Peter Hook e Bernard Summer.

Engolidos pelo sucesso esmagador da banda original, o New Order, e pelos projetos paralelos dos membros mais famosos - Electronic, Monaco e Revenge- Gilbert e Morris, na década de 90, realizaram este projeto mais para mostrar a capacidade criativa da dupla, que fica menos evidente dentro do mastodonte New Order.

1994 surgiu o álbum ´The Other Tow and You´, complementando um trabalho que havia sido iniciado em 1991 com o single ´Tasty Fish´. Aliás, quem ouvir esta canção verá que o estilo New Order está impregnado, principalmente a influência de Technique´. Só que ao invés de Summer, Gilbert assume os vocais.

Sem alarde, o disco até que foi bem recebido. Em 95 lançaram um novo single - ´Innocence´. Depois de um hiato, finalmente em 1999 fizeram mais uma tacada: ´Superhighways´, o álbum que desejo comentar. Com produção de Tom Oliver, os outros dois do New Order entragaram um disco estiloso, que funde o que faziam no épico grupo com algumas batidas descaradas de house, uma mistura tênue muito próxima da breguisse.

´You Can Fly´, por exemplo, a música que abre o disco é um bate-estaca muito próximo do eurobaba e do house, plausível até imaginar a Cher cantando-a. Já ´Superhigways´, a canção, busca o gênero de um Everything But the Girl. Porém, ´The River´ é, sem dúvida alguma, a melhor música do disco, graças a inegável influência do New Order. De certa, a música soa algo como se os Cranberries e o New Order se fundissem.

Este é o clima do álbum, com batidas house/techno com guitarras, baixo sobressaindo (mas nada de estilo Peter Hook), pitadas de sonoridades sombrias, um mezzo chill-out mezzo pista. ´Voytek´ talvez seja a perfeita definição do que o casal fez durante as férias do New Order - de 89 a 2001.

Ouvir ´Superhighways´ é, de fato, um item de discoteca básica. É como ter uma raridade do New Order, feita em algum devaneio momentâneo da banda, antes da redenção Prozac de Bernard Summer. Ou como se, eventualmente, o NO tivesse gravado algumas coisinhas na década de 90.

Por Danilo Corci

 

Facebook

AGENDA

<<  April 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.