David Bowie - Outside

Attention: open in a new window. PrintE-mail
divulgação

 

Só por citar esse nome já surgiria uma polêmica enorme afinal, quem se atreveria a nomear um álbum de Bowie como o seu melhor. Calma lá. Esta não é a idéia aqui. O disco que será tratado é Outside, mais uma pérola da carreira deste genial músico e artista plástico.

Outside é um disco cínico por excelência. Forjado junto com Brian Eno, as canções seguem ritmo próprio tendo o assassinato, o mistério e a arte como temas principais, as veias das composições. É, de certa maneira, quase uma opereta de Bowie.

The Heart´s Filthy Lesson, por exemplo, une o rock puro com experimentalismo eletrônico. Outside, canção que batiza o disco, também mostra este caminho. Bowie, o camaleão, em 1995, já parecia adivinhar que o rock do futuro não poderia mais ignorar a influência da música eletrônica. Já havia arriscado um salto desta maneira com sua banda Tin Machine, que antecipou quase meia-década o que viria a ser o movimento de Seattle. Aliás, isto parece ser quase a regra de Bowie, um visionário. "Whisful Beginnings", talvez a melhor canção do personagem Nathan Adler - o alter-ego de Bowie no disco - vai fundo nesta dicotomia musical criada pelo eterno Ziggy Stardust.

Todo Outside lembra muito o que ele fez em sua trilogia Berlim (Low, Heroes e Lodger), mas como atualizou todas as possibilidades musicais, o disco se torna uma grande eloqüência de um artista que sabe que é muito bom. Se existisse um movimento artístico intitulado "ultra-arrogante auto-irônico", esta seria sua trilha sonora ideal.

Outside foi renegado pela crítica e também pelos fãs que não gostaram do resultado final. Um pouco injusto mas, como diz aquela máxima, tem coisas que só são compreendidas anos mais tarde. Caso justamente deste trabalho de Bowie. Ouvir e ter em sua discoteca este álbum é algo para um raro apreciador de música arriscada, trabalhada com o intuito de ser arte pura. Se só isso não bastar para convencer alguém, então tenha porque É um dos ´p...´ trabalho de David Bowie.

Por Danilo Corci, do Speculum

 

Facebook

AGENDA

<<  April 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.