Rolling Stone - O Começo

Attention: open in a new window. PDFPrintE-mail
Quando os Rolling Stones aterrissaram em Copenhague no dia 25 de março de 1965, o fotógrafo Bent Rej estava na hora e lugar certos.  Ele era amigo dos empresários locais da banda e por isso acabou sendo apresentado aos Stones  e viajando com eles pela Escandinávia. Rapidamente Bent desenvolveu um relacionamento com todo o grupo, em especial com Brian, que se tornou seu amigo próximo – O que é mais marcante nas minhas memórias da primeira viagem dos Stones à Dinamarca é a generosidade deles com todos á sua volta. Eles eram uma companhia extremamente agradável e nos divertimos muito.

Após a turnê pela Escandinávia, Brian Jones voltou para Copenhague e se hospedou na casa de Bent, onde o fotógrafo vivia com sua esposa e duas filhas. No ano seguinte foi a vez de Bent visitar o amigo no Chelsea.
 
Em Londres, o fotógrafo tirou uma série de fotos de Brian em sua casa. Ao ver o resultado, que mostrava o músico no seu cotidiano como uma pessoa comum, teve a ideia de repetir a experiência com os outros integrantes da banda. Bill e Charlie aceitaram na hora, mas Keith não tinha uma casa só dele, portanto suas fotos foram feitas numa suíte de hotel. Mick foi o último a aceitar. Ele não achava bom mostrar astros pop em seu espaço pessoal. Mas aceitou quando Bent disse que podia faturar um bom dinheiro caso ele estivesse no projeto.

Do ínicio das sessões em Copenhague até maio de 1966, Bent teve acesso privilegiado, como integrante do círculo de amigos dos membros do conjunto e acompanhou-os na primeira grande turnê pela Europa: a do lançamento de “Satisfaction”.
 
Durante quarenta anos o resultado dessas fotos ficou completamente esquecido, Bent abandonou a fotografia de rock após uma briga com Brian e passou desde então a dedicar-se à moda e à publicidade. 

Em 2004 Bent Rej mostrou as fotos desse período a Bill Wyman que as classificou como um tesouro enterrado e também a melhor coleção de fotos dos Stones já vista por ele – Quando Bent Rej me mostrou sua coleção de fotos dos Rolling Stones, feitas entre a primavera de 1965 e o ínicio do verão de 1966, fiquei sem palavras. Não tinha a menor ideia de que ele houvesse fotografado tanto, nem tampouco tinha uma referência da envergadura desse trabalho. Até aquele momento de nossa carreira – ou ainda desde então, - nenhum fotógrafo havia tido acesso aos Stones como Bent. Ele estava ali, ao nosso lado, em um momento crucial de nossa vida, como nenhum outro fotógrafo esteve antes ou depois. E é essa proximidade que confere singularidade às fotografias de Bent.
 
Em Rolling Stones – O começo Bent Rej mostra, em mais de 300 imagens, o ano em que os Rolling Stones se tornaram a maior banda de Rock’ n’ Roll de todos os tempos. São fotos fantásticas, das primeiras casas compradas por eles, os carrões, o cotidiano, os primeiros grandes espetáculos. Nas imagens, os Stones aparecem ainda inseguros em relação ao que o futuro lhes reservava. Apenas Jagger parecia posar confiante para as câmeras, levando o leitor a entrever que, naquele período, os Stones estavam prestes a alcançar os pícaros – ou os abismos – do sucesso.
 
O autor
Bent Rej: nasceu na Dinamarca e começou a trabalhar como fotógrafo para um dos principais jornais de seu país no início da década de 1960. Em 1965 passou a fotografar músicos do rock and roll e da música pop. Nesse período teve início a amizade com os Rolling Stones. Desde então, Rej ganhou renome internacional, tendo trabalhado com moda e publicidade. Seu trabalho com fotos de jardins e flores também se tornou muito conhecido, por meio de cinco livros e várias exposições. Atualmente, divide o tempo entre Londres, a Provença e Copenhague. 

Rolling Stones – O Começo
Editora: Larousse do Brasil
Tradução: Candombá
Prefácio e Comentários: Bill Wyman
Fotografias: Bent Rej
Texto: Richard Ravers
Capa: Tim Foster
Pág: 320
Preço: R$ 180,00

Divulgação

Facebook

AGENDA

<<  April 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.