Dead Fish - Um Homem Só

Attention: open in a new window. PrintE-mail
divulgação

Um Homem Só é o segundo trabalho do Dead Fish pela Deck - pra muita gente é o apenas o segundo álbum lançado pela banda que, na verdade, já lançou outros três trabalhos de forma independente. O que diferencia este trabalho dos demais já feitos pela banda? Você pode perguntar.

Uma produção muito mais bem cuidada e arranjos um tom mais baixo, deixando tudo um pouco mais grave, pesado e ´cheio´. Do resto é o mesmo Dead Fish de sempre, mais preocupado com política do que com romance. Só por isso cai por terra qualquer comparação já feita colocando-os no mesmo balaio das bandas emo, rótulo totalmente descartado pelo grupo.

Em entrevista coletiva, a banda comentou que este disco é o mais homogêneo já feito pelo grupo. O primeiro a trazer todas as músicas ligadas de forma a construir um retrato do momento atual e das preocupações do pessoal do Dead Fish. Para a banda o disco representa uma revolução interna: `Ninguém vai mudar o mundo pela gente, ninguém vai comprar nossa briga. É sempre um homem só e esse homem é você (...)´, diz Rodrigo. E as letras mostram todo esse desconforto com a situação atual do país - e porque não do mundo. Veja a letra de Rei de Açúcar: ´O vento mudou, não sopra a favor/No canto dos olhos, a conspiração/É quase a hora, ceder o lugar/Pois servos precisam de queda e ascensão´. Qualquer diferença em relação ao que se faz ultimamente no hardcore nacional não é mera coincidência.

Musicalmente é fácil perceber a maturidade atingida pelo quinteto. Os arranjos estão bem construídos e preocupados em facilitar o trabalho do vocalista Rodrigo, algo que não rolava diretamente nos trabalhos anteriores, principalmente, como bem lembrado pela banda na entrevista, pelos shows serem mais curtos - hoje o Dead Fish permanece no palco mais de uma hora e meia. É aí que a mão de Rafael Ramos aparece, mesmo sem mexer sensivelmente no tradicional som feito pelo quinteto, Rafael consegue dar uma cara uniforme ao trabalho e é bom frisar, o Dead Fish só está junto por causa dele, que chamou a banda para o cast da Deck no pior momento da história do Dead Fish, quando estes pensavam até em acabar com grupo.

Um Homem Só é um disco para ser ouvido lendo  as letras no encarte e é bem capaz que consiga acabar com a mania de chamar qualquer banda que faz hardcore de emo. Antes que me esqueça, se você comprar o disco ganhará uma faixa bônus disponível apenas na internet.

Álbum: Dead Fish - Um Homem Só
Gravadora: Deck Disc
Ano: 2006

Facebook

AGENDA

<<  April 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.