Venezuela

Attention: open in a new window. PrintE-mail
divulgação A nossa viagem, então, chega à Venezuela, país muito mais conhecido por ser rico em petróleo e por ter Hugo Chavez como presidente do que por qualquer outra coisa. É de lá que vem o Antena Mantis, da cidade de Barquisimeto. O Antena Mantis mixa o indie rock com a música eletrônica, lembra um pouquinho o rock industrial dos anos 80, mas com um sotaque bem mais pop. O grupos foi criado em 1996 e lançou o primeiro álbum, Insecto Milenario, apenas em 2002. No ano passado estavam produzindo um segundo disco. Destaque para as faixas Cenizas, Flores de Sangre e Cinco.

Mudando de estilo, temos o pessoal do Caña Loca, banda de ska nascida em 1998. Formada por nove pessoas, o Caña Loca brinca com vários estilos da música latina, como salsa, cumbia, merengue e, até mesmo, toques de punk rock. É essa mescla de ritmos que faz o som da banda ser interessante, fugindo das comparações razas com bandas gringas.

Seguindo na mesma balada temos o Desorden Público, considerada a melhor banda de ska da Venezuela. O grupo já tocou com os Paralamas do Sucesso e faz muito sucesso (desculpem o trocadilho) na América Latina. Claro que aí temos que levar em conta o tempo de estrada, já que estão juntos desde 1985 e já tocaram por todos os cantos, no momento estão armando uma turnê pela Europa. Pena que o site deles esteja incompleto, mas vale a pena dar uma procurada pela net.

Los Amigos Invisibles

O Los Amigos Invisibles é outra que vem com uma proposta: dance music. No site da banda vemos que a aposta no estilo é para servir de contraponto às dezenas de bandas roqueiras que estavam surgindo na Venezuela no começo da década de 90. Criado em 1991 é uma das bandas mais rodadas do país, chegando a trabalhar com David Byrne, que, por sorte, resolveu comprar um dos discos da banda quando está passou por Nova Iork. Também foram os responsáveis pela produção da a versão venezuelana do disco Chill Out, com vários grupos de hip hop, dance, progressivo e afins.

E o grupo Caramelos de Cianuro? Pop com pitadas de punk bubblegun, mais um grupo, como o site afirma, sobrevivente dos anos 90. Uma das melhores bandas venezuelanas. Com letras engraçadinhas e sacanas, chegou a ter seus discos proibidos em escolas do país, já que a molecada ouvia-os nos intervalos das aulas. No site dá para escutar duas músicas do último disco da banda. Sanitarios, uma deles, foi a canção mais executada no ano passado na Venezuela e o grupo aparece em alta rotação na MTV Latina.

É claro que existem muitas outras boas bandas na Venezuela, mas é assunto para um artigo. Nos sites abaixo você tem alguns exemplos do som feito por estes grupos.

Antena Mantis
Caña Loca
Desorden Público
Los Amigos Invisibles
Caramelos de Cianuro

Facebook

AGENDA

<<  April 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.