Edição 1 - 18/04/2006

Attention: open in a new window. PrintE-mail

Nesta primeira edição os destaques vão para o pessoal do Cordero, banda nova-iorquina que canta em espanhol e inglês, o som do Bullets and Octane, Josh Ritter, Jose Gonzalez e Saving Jane. Estilos diferentes, mas todas buscando a mesma coisa: sucesso. Antes que reclamem que estamos dando espaço para bandas gringas, o novo rock nacional já está muito bem representado aqui no site. Basta ir aí no menu e clicar em Novas Bandas...

Cordero - www.corderomusic.com

As músicas disponíveis para audição são do quarto álbum, En Este Momento, deste quarteto nova-iorquino que brinca com o espanhol e o inglês em suas composições. Ani Cordero, vocalista e guitarrista, resolveu montar uma banda bilíngüe quando morava em Tucson, pra isso chamou amigos que tocavam em outros grupos, como o Calexico e Giant Sand, e colocou seu sobrenome, de origem porto-riquenha, para a banda. Pouco tempo depois, em 2001, Ani mudou-se para Nova York e reformou o Cordero junto com seu marido, gravando o primeiro disco. Com seu som misturando indie music com ritmos mexicanos, o Cordero deixou de ser um simples e desconhecido grupo e passou a ganhar dezenas de fãs pelas cidades onde se apresentava.

O som da banda recebe grande influência de grupos como Los Lobos, o próprio Calexico, Pixies e até mesmo Cat Power, principalmente pela forma de cantar da vocalista Ani, ouça Close your house down. As letras fogem totalmente do estereótipo `cidade grande`, problemas amorosos ou dúvidas adolescentes, girando em torno e praça de touros, e outros temas ligados ao México, falando até mesmo do dia dos mortos, festa mexicana tradicional, além de `abusar` de trumpetes e do visual mariachi em algumas fotos de divulgação. A imprensa americana parece ter aprovado a mescla entre o som mais denso, quase dark, com algumas pinceladas de luz, deixando o som mais pop, mesmo sem perder o lado indie.

No My Space: www.myspace.com/corderonyc


Bullets and Octane - www.bullets-and-octane.com


Mudando totalmente de assunto, o som do Bullets and Octane é mais pesado, mais gritado, quase metal, e ao mesmo tempo quase punk, qualquer semelhança com o Social Distortion também não é mera coincidência. Formado em 1999 pelos amigos Gene Louis (bateria) - filho de baterista de jazz - e Brent Clawson (baixo), na cidade de St Louis, o Bullets and Octane só engrenou quando a dupla resolveu ir para a Califórnia. Gene, então, assumiu os vocais e o baterista Ty Smith, de formação punk, entrou em seu lugar. A banda tem um disco gravado e o segundo prestes a ser lançado.

Na verdade o som do Bullets and Octane não foge muito do que rola na costa leste norte-americana, peso nas guitarras, muitas vezes lembrando o Motorhead, e uma bateria beirando o punk rock. Em outros momentos lembra o hard rock feito por bandas como Motley Crue e Ratt e outras dos anos 80. Se você curte calças colantes e cabelos cheios de laquê, o som do Bullets é perfeito e muito mais `macho` que o pessoal do Darkness.

No My Space: www.myspace.com/bulletsandoctane


Josh Ritter - www.joshritter.com


Já o músico Josh Ritter tem mais chances de agradar àquele povinho mais cabeça. Com letras supostamente mais inteligentes e com uma leve tendência ao folk rock, passeando por Bob Dylan e Van Morrison. Mas também atinge os corações dos fãs do inglês James Blunt, com a grande diferença de não ter uma voz tão chata quanto a de Blunt. Em seu quarto disco, The Animal Years, Ritter aposta em baladas sofridas, com boas levadas de violão e guitarra e mais nada. Enquanto você ouve as canções liberadas no My Space, várias nomes vão pipocando na sua cabeça. Além dos já citados, Ritter muitas vezes parece ter captado a essência dos últimos trabalhos do Waterboys, banda inglesa muito influenciada pelo folk americano e britânico, e a semelhança também aparece nas capas de seus cd`s. E como a moda é fazer pop acústico, prefira o trabalho de Ritter ao de um Jack Johnson, pelo menos o primeiro tem mais consistência.

No My Space: www.myspace.com/joshritter


Jose Gonzalez - www.jose-gonzalez.com


O sueco - sim, sueco -, Jose Gonzalez é um pouco mais conhecido, pelo menos se você costuma ler sobre música na internet. O cantor segue um caminho parecido ao de Josh Ritter, apostando em sonoridades mais acústicas para seu trabalho e vem se dando muito bem nas paradas britânicas,com o single de Heartbeats, ajudando a lotar os shows pelo Reino Unido. O sucesso pode ser medido pela quantidade de vezes que suas canções foram ouvidas no My Space, mais de 466 mil vezes, 6 mil apenas hoje.

Com fortes influências de folk sessentista, de nomes como Simon and Garfunkel e gente como Nick Drake e Tim Buckley, na bio do músico aparece até mesmo a tropicália como influência, mas é dificil encontrar algum elemento do estilo nas canções acústicas de Gonzalez, é difícil pensar que o sueco, filho de argentinos, chegou a tocar baixo com os punks do Black Flag.

No My Space: www.myspace.com/josegonzalez


Saving Jane - www.savingjaneonline.com


Por fim o Saving Jane, banda liderada por Marti Dodson, que se coloca como um elo entre Chrissie Hynde e Joni Mitchel. Não querendo detonar a menina, ela pode ser tudo, mas não se compara a nenhuma das duas, lembrando bastante uma Anastacia roqueira ou uma Alanis loira do que qualquer outra coisa. Musicalmente, o Saving Jane é guiado por bandas como Heart, Indigo Girls e, porque não, pelo pop radiofônico americano - ouça as baladas Ordinary e Come Down to Me pra entender.

O grande problema é que o grupo gira em torno da imagem de Marti Dodson, é ela quem resolve o estilo a seguir - e quem escreveu o perfil no My Space, onde aparece da seguinte forma: Marti Likes e Marti Luvs, como se o resto do grupo não tivesse a menor importância. Acho que o mundo pop já está cheio de estrelas egocêntricas não? Ainda mais quando o som não tem nada a acrescentar. Impagável é a comparação que o site All Music faz, colocando Marti no mesmo patamar de Ashlee Simpson.

No My Space: www.myspace.com/savingjane


Por Valdir Antonelli

Facebook

AGENDA

<<  April 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.