Friday Oct 31

Los Porongas - julho/2009

Attention: open in a new window. PrintE-mail
foto: Valdir Antonelli - DropMusicEles foram destaque em 2006 antes mesmo de lançarem seu álbum de estreia. Primeiro pela curiosidade, afinal, esses caras vieram do Acre, mas depois pela qualidade musical.

O Los Porongas, então, mudou-se para São Paulo, que ainda é a cidade onde as coisas “acontecem” para o rock nacional, e afirma que, pelo menos para eles,  muitas coisas só rolaram depois que vieram para a capital paulista. Muitas coisas que aconteceram depois de termos nos mudado pra cá foram fundamentais para nos sentirmos num crescendo da nossa carreira, afirmou Diogo Soares, vocalista do grupo.

Em 2007, a banda lança seu primeiro e elogiadíssimo álbum. Produzido por Philipe Seabra, líder da Plebe Rude, o álbum rendeu convites para apresentações em festivais por todo o Brasil. Agora, sem gravadora, o Los Porongas lança um DVD ao Vivo e já se prepara para a produção do segundo trabalho.

Nosso editor conversou por e-mail com o vocalista Diogo Soares, confira abaixo:

DropMusic: Como está  sendo a vida longe da terra natal?
Diogo Soares:
Difícil, em alguns momentos parece que tudo é saudade. Em outros, não haveria outro lugar do mundo para se estar. Mas a parte boa é que esses paradoxos aparentes estão sendo combustível para músicas novas.

DM: Valeu a pena vir para São Paulo?
DS:
Esse é o tipo de pergunta que só pode ser respondida se levarmos em consideração que cada caso é um caso. No nosso, não temos dúvidas que valeu. Muitas coisas que aconteceram depois de termos nos mudado pra cá foram fundamentais para nos sentirmos num crescendo da nossa carreira.

DM: O Los Porongas chamou muita atenção por vir do Acre, talvez até mais que pela qualidade da música feita pela banda. Como é ter o trabalho considerado exótico, mesmo não sendo?
DS:
É engraçado. as pessoas esperam uma banda com ritmos indígenas e coisas do gênero. deve ter gente que fica frustrada por encontrar uma urbanidade predominante no nosso som. Se bem que a floresta tá ali também.

DM: O cotidiano acreano é bem claro nas letras da banda. Agora, com alguns anos em São Paulo, a temática também muda?
DS:
Ah, muda sim. A gente muda, a música muda também. Essa mudança de cidade trouxe novos horizontes externos e interiores. Nas letras de algumas músicas novas o tempo tem sido um tema recorrente, acho que isso é um reflexo da nossa mudança para São Paulo. Quando se está num lugar que as coisas funcionam num outro ritmo você é forçado a ressignificar a sua relação com tempo.

DM: O disco de estréia entrou em várias listas de melhores do ano quando foi lançado. Como foi receber esse reconhecimento?
DS:
Foi massa. este tipo de reconhecimento é importante na trajetória da banda, mas não posso deixar de dizer que é bom para o ego e pra pedir patrocínio, rs.

DM: A banda acabou de lançar um DVD. Por que essa opção e não um novo CD?
DS
: Bandas independentes não costumam ter muita opção, né? Geralmente a máxima do fazer de nada tudo é a que impera. A gente foi convidado pra gravar o DVD pelo Itaú Cultural em 2007, o projeto demorou pra ficar pronto e quando ficou, a gente achou que seria bom apostar as fichas nesse material em 2009, até porque apesar das músicas do DVD serem as mesmas do disco, sabíamos que havia muito a explorar das nossas primeiras canções.

DM: O que o projeto traz de interessante e fará os fãs da banda comprarem o DVD?
DS:
A banda ao vivo com uma captação de imagens e áudio excelentes; a música SOS de um lendário grupo de rock acreano e o documentário que mostra a história da banda e o contexto do do it your self da música pop no acre, com cenas do festival varadouro que acontece anualmente em Rio Branco.

DM: Vocês saíram a pouco tempo do selo Senhor F. Como estão as ideias para um segundo disco. Ou ainda é cedo pra pensar nisso? 
DS:
Cedo nada, rapaz! Estamos fazendo a pre-produção do disco em casa e pensamos em lançá-lo depois do carnaval do ano que vem.

DM: O que esperar do Los Porongas para o futuro?
DS:
música, alma e... discos bem diferentes entre si.

Facebook

AGENDA

<<  October 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.