Cerveja e rock and roll

Attention: open in a new window. PrintE-mail
Quando fui convidado pra escrever este post para o pessoal da BierBoxx pensei quase que instantaneamente em citar bandas que, de alguma forma forma, lembrassem cerveja. Como rock e cerveja sempre estiveram unidos, não importa qual o seu estilo favorito, a tarefa seria fácil, afinal, o rock and roll é um ritmo que nos remete à festa e festa sem cerveja… Bem, não é festa.

Mas citar apenas dez bandas? Pouco. Do mesmo jeito que falar sobre dez discos marcantes ou dez shows inesquecíveis deixaria muita coisa boa de fora. Então que tal vasculhar as letras destes artistas e ver quem usou a cerveja como tema? Seria perfeito, mas não haveria tempo pra isso, mas o assunto será lembrado no futuro. Resolvi apostar na dica de bandas interessantes, uma de cada país das cervejas que estão no site da Bierboxx. Alguns grupos são totalmente desconhecidos, outros já contam com uma carreira mais sólida, mas todos, sem exceção, valem uma “escutadela”.

Czechvar (Pilsen – República Tcheca)

Os tchecos do Tichá Dohoda nasceram sob a cortina de ferro, em 1986, e encerraram suas atividades em 1999 depois de 10 álbuns lançados. A voz da vocalista Blanka Srumová lembra a de Chrissye Hynde, mas é muito mais doce.

MySpace da Banda: www.myspace.com/tichadohoda

Erdinger (Weissbier – Alemanha)

Neu!. grupo alemão formado em 1971 por Michael Rother e Klaus Dinger, ex-Kraftwerk. Talvez um dos mais importantes grupos alemães dos anos 70 e que influenciou gente como Joy Division, David Bowie e Stereolab.

Artigo da Wikipédia sobre a banda: pt.wikipedia.org/wiki/Neu!

Christoffel Nobel (Pilsen, Holanda)

Criado por Anneke Van Giersbergen assim que saiu do grupo The Gathering, o Agua de Annique aposta no pop/rock, deixando o metal gótico de sua antiga banda no passado. Para quem gosta de referências, lembra os britânicos do The Sundays.

MySpace da banda: www.myspace.com/aguadeannique

DeuS – Brurt Des Flanders (Belgian Strong Ale – Bélgica)

Sem trocadilhos, que tal conhecer a banda dEUS – escreve-se assim mesmo. Grupo formado em 1991 continua trabalhando e no ano passado lançou o ótimo álbum Vantage Point. Já estiveram no Brasil, mas, infelizmente, não chamaram a atenção do grande público.

MySpace da badna: www.myspace.com/deusbe

Devassa Negra (American Dark Ale, Brasil)

Desde que o convite para que eu escrevesse esse post foi feito, uma banda brasileira não sai da minha cabeça: Matanza. Os cariocas são simplesmente o melhor exemplo de banda “cervejeira” deste país (ok, as Velhas Virgens também).

MySpace da banda: www.myspace.com/matanzacountrycore

Coopers Extra Stout (Stout, Austrália)

Juro que fiquei tentado em citar o AC/DC, talvez a maior banda de rock australiano, mas me segurei e fui atrás de um pessoal que eu escuto há alguns anos: o Jet. Quarteto indie de Melbourne que vive tocando nas baladas indies de São Paulo.

MySpace da banda: www.myspace.com/jet

Isenbeck (Pilsen, Argentina)

Pouca gente realmente sabe, mas a Argentina tem uma cena rocker tão forte quanto a brasileira. Porém, o preconceito de muitos brasileiros em relação ao rock cantado em espanhol faz com que não tenhamos a chance de ouvir um grupo como Satan Dealers, banda que pega a onda do rock dos anos 60, 70 e 80, com New York Dools, Ramones, Stooges e MC5, e chega a lembrar o trabalho do Cramps.

MySpace da banda: www.myspace.com/satandealers

Eggenberg Hopfen König (Pilsen, Áustria)

O quinteto Mondscheiner é totalmente desconhecido fora de seu país, obviamente por optar deixar o inglês de lado e cantar em sua própria língua. Uma pena, pois se não fosse esse detalhe poderia ser tão conhecido quanto os Strokes ou Franz Ferdinand – e ainda fizeram uma música em homenagem a Michael Stipe, do REM.

MySpace da banda: www.myspace.com/mondscheiner

Weihenstephaner (Weissbier – Alemanha)

Mais uma alemã, o Tokio Hotel foi formado em 2001. O quarteto usa (abusa?) de muitos elementos eletrônicos em suas canções e lembra bandas como o Linkin Park e, ás vezes, bandas emo. Mas, vamos deixar o preconceito de lado, não?

MySpace da banda: www.myspace.com/tokiohotel

La Trappe Dubbel (Trapista, Holanda)

Pois é, também se faz rockabilly na Holanda e o El Rio Trio é um dos bons representantes do estilo por lá. Brian Setzer deve estar orgulhoso de ter influenciado esse quarteto.

www.myspace.com/elriotrio

Rock’n'Roll! Saúde!

Facebook

AGENDA

<<  April 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.