Tuesday Sep 02

Waterboys

Attention: open in a new window. PrintE-mail

 

divulgaçãoScott coloca um anúncio em jornal e o multi-instrumentista Anthony Thitlethwaite, e o baterista Kevin Wilkinson respondem ao apelo. Com esta formação, o Waterboys lança, em 1983, seu primeiro álbum. No ano seguinte Karl Wallinger, tecladista, e Roccy Lorimer, trumpetista, também entram na banda e começam a gravar o álbum A Pagan Place, que conseguiu expandir a riqueza e dramaticidade dos arranjos criados pela banda. Em 1985, o Waterboys lança seu terceiro trabalho, This is The Sea, considerada o melhor trabalho até então, que traz o primeiro hit: The Whole of the Moon. No Brasil, This is the Sea é o trabalho mais conhecido do grupo.

Logo após o lançamento do trabalho, Wallinger deixa o Waterboys para entar no World Party. Ao mesmo tempo, Scott e Thistlethwait mudam-se para a Irlanda. Apenas três anos após o lançamento de This is the Sea é que o Waterboys se reúne novamente e lançam Fisherman´s Blue. O trabalho é aclamado pela crítica e mostra uma mudança no som do grupo, agora mais ligado à folk music e às raízes da música inglesa. O álbum seguinte, Room to Roam mantém a fórmula.

Em 1991, Scott muda-se para Nova York e sozinho começa a trabalhar em novas composições. Em 1993, com músicos contratados, Scott lança Dream Harder, disco que retorna ao rock, usando mais guitarras e tendo mais peso que os dois trabalhos anteriores. No mesmo ano, Scott volta à Escócia e passa um tempo vivendo em uma comunidade espiritual. Aproveita e grava Bring ´Em All In, novamente trilhando o caminho da folk music, que lança como seu primeiro álbum solo.

Em 17 de julho de 1999,  Kevin Wilkinson, baterista da formação original do Waterboys, comete suícidio em sua casa, na cidade de Wiltshire, na Inglaterra. O músico sairia em turnê pelos Estados Unidos ao lado de Howard Jones. Wilkinson também trabalhou com as bandas Squeeze, China Crisis, The Proclaimers e com Bonnie Raitt.

No ano seguinte, Mike Scott resolve ressuscitar o Waterboys e lança Rock in the Weary Land, primeiro disco em sete anos. Thistlethwaite e Wickham voltam à banda que fz extensa turnê pelo mundo. Em 2002, o grupo lança Fisherman´s Blues, Pt.2, com sobras de estúdio que não haviam sido lançadas na época de Fisherman´s Blues. O grupo lança, ainda, em 2003, o disco Universal Hall e, novamente, some por alguns anos.

Em 2007, Mike Scott volta aos estúdios e o Waterboys coloca nas lojas o álbum Book of Lightning.

Clique aqui para assistir a outros vídeos do Waterboys.

Por Valdir Antonelli

Facebook

AGENDA

<<  September 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.