Tuesday Oct 21

Teresa Salgueiro

Attention: open in a new window. PrintE-mail

 

divulgaçãoEm 1986, com apenas 17 anos, funda o mais famoso grupo português no estrangeiro – os Madredeus, grupo que testemunhou o boom da world music e que se dedicou à construção e divulgação de um repertório original cantado em Português. Com eles, Teresa Salgueiro iniciou a sua carreira como intérprete e foi rápidamente reconhecida nacional e internacionalmente como uma das maiores vozes femininas já produzidas por Portugal.

Entre 1987 a 2007, gravou com os Madredeus mais de doze cd’s premiados (editados pela EMI Music) e vendeu mais de cinco milhões de discos em todo o mundo. Este fenômeno sem precedente em Portugal deveu-se ao fato de terem realizado regular e ininterruptamente apresentações por todo o mundo, incluíndo Europa, Japão, Brasil, México, Estados Unidos e China. O Madredeus esteve presente nas mais prestigiosas salas de espectáculo do mundo e realizou mais de novecentos concertos. Constituem o seu repertório mais de cinquenta canções onde se inclui temas como ‘A Vaca de Fogo’, ‘O Pastor’ e ‘Haja o que Houver’ e que podem ser ouvidos na extensa discografia dos Madredeus.

Quase cinqüenta anos antes dos Madredeus, só Amália Rodrigues tinha alcançado tamanha projeção internacional. Com os Madredeus, Teresa Salgueiro foi verdadeira embaixatriz cultural de Portugal no Mundo, divulgando a música de um país que não tinha referência internacional nesse género.

De voz cristalina e com uma amplitude vocal surpreendente, Teresa Salgueiro aperfeiçoou a sua técnica de canto com o professor-maestro mexicano Cortez-Medina, durante 1990 e 1992. Foi neste período que se interessou pelo universo do bel canto, da música erudita, em especial pela ópera italiana do século XIX. Também neste período frequentou o Conservatório Nacional, tendo tido aulas com a professora Cristina de Castro.

Em 1995, colaborou com o prestigiado director cinematográfico Wim Wenders, protagonizando seu filme ‘Lisbon Story’ que concorreu ao Festival de Cannes. Em 1996 foi condecorada pelo Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, recebendo a medalha da Ordem do Infante como reconhecimento pelo seu mérito artístico.

Teresa Salgueiro conheceu e trabalhou com inúmeros artístas, compositores e intérpretes de renome nacional e internacional. Destacam-se: Maria João, Mário Laginha, Sétima Legião, Carlos Paredes, António Chaínho, Fernando Alvim, Angelo Branduardi, Aldo Brizzi, Carlos Nuñez, Coba, José Carreras, Jah Wobble, Jacques Morellembaum, Zeca Baleiro, Caetano Veloso, Gal Costa, entre outros. Continua a receber convites de diversos artistas de todo o mundo para participações especiais, como recentemente do compositor polaco Zbigniew Preizner.

Em 2002 Teresa Salgueiro gravou e realizou espetáculos com a ‘Flemish Radio Orchestra’ de 25 canções dos Madredeus arranjadas pelo Maestro Antônio Vitorino d’Almeida; com o mesmo repertório atuou também com a Orquestra Sinfónica ‘Camerata de Las Americas’, na Cidade do México.

Em 2006, Teresa Salgueiro lançou pela primeira vez em solo o album intitulado ‘Obrigado’ (editado em 2005 pela EMI Music). Neste trabalho, Teresa Salgueiro homenageou todos os intérpretes, compositores e autores que com ela colaboraram ao longo dos seus vinte anos de carreira artística. Multi-estilístico, este album reúne duetos com Maria João e Mário Laginha, Caetano Veloso, Gal Costa, Jah Wobble, entre outros.

Em 2007, lança dois projectos independentes que exploram dois universos musicais distintos, provando a sua versatilidade como intérprete. São eles ‘Você e Eu’ (edição de EMI Music em 2007) e ´La Serena’.

Em ‘Você e Eu’, Teresa Salgueiro interpreta com o septeto de João Cristal vinte e dois temas de música popular brasileira e da bossa nova das décadas de 1930 a 1970. Estão nele representados diversos autores como Pixinguinha, Ary Barroso, Dorival Caymmi, António Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, Carlos Lyra e Chico Buarque de Holanda. Este projeto conta com a direcção musical e arranjos de João Cristal e com a participação do clarinetista Nailor Proveta. Teresa Salgueiro explora novos registros e diferentes texturas e revela a sua maturidade como intérprete e o bom momento artístico em que se encontra.

Site Oficial: http://www.teresasalgueiro.net

Release Mondo

Facebook

AGENDA

<<  October 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.