Strokes
Wednesday, 08 February 2006 21:00
Em 1998, Julian (filho de John Casablancas, dono da Elite Model), Fabrizio e Nick começaram a tocar juntos, logo depois de se conhecerem na Dwight School, escola particular de Manhatan. Logo conhecem Nikolai Fraiture e Albert Hammond, vindo de Los Angeles para estudar cinema em Nova York. Hammond já conhecia Julian, dos tempos em que estudaram na Suíça.
Em 99, já com a formação que os fãs conhecem, a banda foi finalmente batizada e passou o ano produzindo material e ensaiando na New York City´s Music Building. Estréiam no clube Spiral e o mundo começa a ouvir sobre uma banda de Nova York que ´incendeia´ os clubes por onde toca. Mesmo assim o grupo continua, até o final de 2000, sem um empresário, mas contando com a ajuda de Ryan Gentles, que conseguia agendar algumas datas para a banda. A fama do grupo chama a atenção da gravadora inglesa Rough Trade, que venceu a disputa com a RCA, por onde lançam a primeira demo: The Modern Age, nas lojas em janeiro de 2001.
Neste meio tempo, o Strokes ganhava milhares de fãs no Reino Unido, além de receber excelentes críticas da mídia. Rapidamente a New Musical Express os elegeu como revelação do ano, dando capa para a banda diversas vezes durante o ano, ajudando o single de Hard to Explain a subir nas paradas inglesas. Ainda em 2001, o Strokes faz sua primeira turnê pelos Estados Unidos, abrindo os shows para o The Doves, além de se apresentarem com o Guided by Voices e o ... And You Will Know Us by The Trail of Dead, também nos Estados Unidos e na Inglaterra. A popularidade da banda cresce como uma bola de neve no Reino Unido, forçando a NME a mudar o palco onde o Strokes se apresentaria no NME Carling Weekender, transferindo-os para o palco principal, por medo que o público trocasse alguma apresentação pelo show da banda.
Ainda em 2001, a Rough Trade lança Is This It, primeiro álbum completo do grupo, que trazia uma foto de uma modelo nua na capa, causando controvérsia em alguns paises e lojas, que se recusaram em vender o disco com a moça pelada na capa. A versão americana de Is This It é lançada pouco tempo depois, em outubro, com algumas pequenas mudanças em relação à versão inglesa. A banda optou por uma capa com um desenho abstrato e retirou a faixa New York City Cops, achando a canção imprópria para o mercado americano, que ainda vivia o terror das torres gêmeas. Em seu lugar entra a canção When It Started. O grupo faz uma longa turnê pelos Estados Unidos, terminando com um show no dia de Halloween no New York´s Hammerstein Ballroom.
A passagem para 2002 continua trazendo bons frutos para o grupo. Is This It e o Strokes continuam sendo homenageados de várias formas. Até mesmo um tal de The Diff´rent Strokes (boatos dizem que Jarvis Cocker, do Pulp, estava por trás da banda) lançou um EP instrumental com o nome de This Isn´t It. Também levaram prêmios de melhor show, banda do ano, disco do ano. Durante 2002, agendam uma série de shows em Nova York e Detroit, junto com o White Stripes, e se apresentam nos festivais de Reading e Leeds, além de abrirem vários shows para o Weezer e Rolling Stones. Só não fizeram mais, porque Julian machucou a perna. Durante estes shows apresentaram novas canções, incluindo Meet Me in The Bathroom, You Talk Way Too Much e The Way It Is, canções que entrariam no segundo disco do grupo.
Em março de 2003, a banda começa as gravações do novo álbum, mas resolve trocar o produtor, passando a trabalhar com Nigel Godrich, que já produziu o Radiohead e Beck. A troca não dá certo e chamam Gordon Raphael, produtor do disco de estréia, para ajuda-los em Room on Fire. Room on Fire, puxado pelo single de 12:51, mostra uma banda mais ligada à new wave e os anos 80. A leve mudança não desagradou os fãs, mantendo a banda no topo das paradas e levando o Strokes a outra grande turnê, que passou pelo Brasil no final de 2005. Os shows brasileiros aconteceram logo após o final da gravação de First Impressions of Earth, lançado no começo de janeiro de 2006, e os fãs brasucas foram os primeiros a conhecerem as novas canções.
Por Valdir Antonelli, com informações da All Music Guide
- Comments




