Wednesday Oct 01

Soundgarden

Attention: open in a new window. PrintE-mail

 

divulgaçãoKim Thayl, Hiro Yamamoto e Bruce Pavitt eram amigos em Illinois e resolveram arriscar a sorte no estado de Washington para terminarem o colégio. Nenhum deles, porém, conseguiu terminar os estudos e acabaram se envolvendo com a cena musical underground de Seatlle. Pavitt, que não tocava nenhum instrumento, passou a editar um fanzine, que mais tarde deu origem ao selo Sub Pop. Yamamoto começou a tocar em várias bandas covers até conhecer Chris Cornell - na época, Cornell tocava bateria e cantava -, que se tornou colega de quarto, e montar um grupo em 1984. Já Thayil rapidamente se juntou à dupla e assim nasceu o Soundgarden - nome tirado de uma escultura que canalizava o vento chamada The Sound Garden. Para a bateria escalaram Scott Sundquist, que ficou no grupo até 1986 quando Matt Cameron assumiu as baquetas. As primeiras gravações do Soundgarden, ainda com Sundquist na bateria, foram lançadas pelo selo C Records numa coletânea chamada Deep Six com diversas outras bandas. Nos dois anos seguintes, a banda começou a ganhar muitos fãs na cidade, que os seguiam em todas as apresentações.

A Sub Pop, de Pavitt, assina com o Soundgarden em 1987 e lança o single Hunted Down. No ano seguinte o primeiro EP, Screaming Life, chega às lojas. O primeiro EP, junto FOPP, outro EP também lançado em 1988, se transformam em hits independentes e começam a chamar a atenção de várias grandes gravadoras. A banda, então, resolve assinar com a SST e lança Ultramega OK no final do ano. O álbum é muito bem recebido pela mídia ligada ao mercado independente e metal e, graças a boa aceitação, a banda resolve que seu próximo trabalho sairá por uma major.

Em 1989 assinam com a A&M Records e lançam Louder Than Love. O trabalho é o primeiro grande sucesso do grupo, com críticas extremamente favoráveis e chegando a ser indicado para o Grammy de álbum do ano. Mesmo com o sucesso, mais para o final do ano, Yamamoto deixa o grupo para voltar aos estudos, em seu lugar entra o guitarrista Jason Everman, ex-Nirvana. Everman fica poucos meses e no começo de 1990 Ben Shepherd entra para o grupo.

Dois anos depois a banda lança seu terceiro álbum, Badmotorfinger, que foi anunciado, antes mesmo do seu lançamento, como um grande sucesso. Apesar de ter chegado ao posto de número 39 nas paradas com as canções Outshined e Rusty Cage, o sucesso do trabalho foi ofuscado pelo lançamento de Nevermind, do Nirvana, lançado no mesmo mês. Antes do sucesso de Nevermind, o Soundgarden era vendido como uma banda de heavy metal e, com isso, chegou a abrir as apresentações do Guns n´ Roses em 1991. Apesar da turnê com o Guns ter ajudado nas vendas, foi o estouro do grunge - graças ao sucesso do Nirvana - que realmente fez a imprensa musical tradicional olhar com mais atenção para a banda, transformando em uma das estrelas do novo estilo. O grupo ainda contou com uma dose de sorte ao ver o tributo ao vocalista Andrew Wood, do Mother Love Bone - com o Temple of the Dog, que contou com a participação de Chris Cornell e Eddie Vedder.

Superunknow, o quarto álbum do Soundgarden, é lançado em 1994 e alcança o primeiro posto das paradas norte-americanas. O trabalho foi um dos discos mais populares daquele ano, principalmente devido ao sucesso de Black Hole Sun, Spoonman, The Day I Tried to Live e Fell on Black Days, chegando a mais de três milhões de cópias vendidas e rendendo a indicação a dois Grammies. Dois anos depois o grupo lança Down on the Upside, que também se dá bem nas paradas, chegando ao segundo posto, mas o trabalho não mostra nenhum grande hit e a banda começa a perder popularidade mesmo com o álbum ganhando o disco de platina. O grupo sai, no mesmo ano, em turnê com o festival Lollapalooza e, com o fim do festival, rumores de brigas internas começam a surgir na imprensa. No dia 9 de abril de 1997 o grupo se separa.

Chris Cornell sai em carreira solo e lança, em 1999, o álbum Euphoria Morning. Logo depois monta o Audioslave ao lado de membros do Rage Against the Machine, com quem lança três discos - Audioslave (2002), Out of Exile (2005) e Revelations (2006) - e, em 2007, volta à carreira solo e lança seu segundo trabalho, Carry On. No mesmo ano o vocalista vem ao Brasil pela primeira vez e faz shows em São Paulo e Rio de Janeiro no mês de novembro.

Matt Cameron começou o projeto Wellwater Conspiracy, que contou com o apoio de Shepherd e Thayil. Logo depois trabalhou com o Smashing Pumpkins e em 1998 começou a tocar com o Pearl Jam.

Kim Thayil passou a trabalhar com Jello Biafra, ex-vocalista do Dead Kennedys, Krist Novoselic, ex-Nirvana, e Gina Mainwal. A união seria para um único concerto e ganhou o nome de No WTO Combo, em ´homenagem´ à conferência do WTO que aconteceu no dia 1 de dezembro de 1999, em Seatlle. Depois ainda trabalhou com Steve Fisk e no Probot, projeto paralelo de Dave Grohl, em 2004. Em 2006 se uniu ao pessoal do Sunn O))) e Boris.

Shepherd saiu em turnê com Mark Lanegan e lançou o segundo álbum do projeto Hater.

Por Valdir Antonelli, com informações da Wikipedia e All Music Guide 

Facebook

AGENDA

<<  October 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.