Saturday Sep 20

Siouxsie and the Banshees

Attention: open in a new window. PrintE-mail

divulgaçãoMorris e McKay deixaram a banda depois do lançamento de Join Hands, onde há evidentes influências da rebeldia punk, trazendo a música ´The Lords Prayer´, executada durante 20 minutos de estréia da banda no festival punk em 76. Budgie e John McGeoch do Magazine (que depois viria a formar o The Armoury Show e o Visage ao lado de Billy Currie e Steve Strange) foram os substitutos.

Kaleidoscope, iniciou a fase gótica da banda e fez de Siouxsie a Rainha dos góticos. Esse álbum contou com a participação de Steve Jones do Sex Pistols nas faixas ´Paradise Place´ e ´Skin´. Sintetizadores também foram utilizados e muito bem na ´Red Light´. ´Happy House´ e ´Christine´ fizeram muito sucesso e conquistaram mais fãs que não ligaram para as críticas das publicações inglesas que chegaram a classificar o álbum como inaudível.A partir deste trabalho, os Banshees começaram a mostrar sinais de aproximação com a melodia, algo que se revelou com riqueza de detalhes naquele que talvez seja seu melhor álbum: Juju. Nesse mesmo ano foi lançada a primeira coletânea: Once Upon A Tme – The Singles, incluindo as clássicas ´Israel´ e ´Love In A Void´.

McGeoch saiu da banda por causa de desentendimentos com Siouxsie, após o lançamento de A Kiss In The Dreamhouse, em 82. Foi substituído temporariamente por Robert Smith, do Cure. A voz de Siouxsie soa mais suave neste álbum, pois por recomendações médicas ela teve que maneirar para não perder a voz de vez e ter de ficar sem cantar pro resto da vida.Robert Smith participou da turnê de 83, dando resultado ao álbum duplo ao vivo Nocturne. Em 83, Siouxsie e Budgie formaram o Creatures e lançaram o LP Feast. Nesse mesmo ano, Steven Severin se uniu a Robert Smith na dupla Glove.

O grupo voltou à ativa em 84, com o lançamento de Hyaena, que trouxe o hit ´Dear Prudence´ dos Beatles, além das magníficas ´Dazzle´ e ´Swimming Horses´. Após o término das gravações deste álbum, Robert Smith saiu por causa de desentendimentos com Siouxsie.Em Tinderbox lançado em 86, a banda assume uma nova formação, com John Carrythers na guitarra, e que traz talvez seu maior hit ´Cities In Dust´. Mais Siouxsie não tem boas lembranças dessa época, pois durante a turnê em 85, ela deslocou o joelho no palco, machucou um nervo nas costas e brigava freqüentemente com Budgie por motivos de ciúme, chegando a chutar uma janela de vidro.Mesmo assim, a banda fez uma participação no filme Out Of Bounds – Chuva De Chumbo, cantando ´Cities In Dust´. Também em 86, foi o ano da turnê em terras brasileiras, fazendo memoráveis shows em novembro em São Paulo (2728), em Santos (29) e Rio (30 e 0112).

Após o disco de covers Through The Looking Glass (com ´The Passanger´ de Iggy Pop e ´Hall Of Mirrors´ do Kraftwerk, numa versão feminina – onde seu refrão inspirou o nome do álbum), de 87, a banda ficou mais pop nos trabalhos seguintes. Esse álbum de covers segundo Siouxsie foi muito bom para recuperação da forma da banda, que estava péssima.Peepshow veio em 88 com boas músicas já com a saída de John Carrythers, e a entrada de John Klein, guitarrista e o Martin McCarrick (da banda de Marc Almoind) multiinstrumentista. Siouxsie e Budgie voltaram a lançar um LP como Creatures em 89: Boomerang.

Em 91 foi lançado o álbum Superstition, que chegou a entrar na Bilboard e causou controvérsia entre os fãs, uns amaram enquanto outros odiaram. Nesse ano a banda apresentou-se na primeira edição do Lollapalooza e foram muito bem recebidos pelo público, já que eram os únicos ingleses do festival. Em 25 de maio deste ano, Siouxsie e Budgie se tornaram marido e mulher.

Twice Upon A Time – The Singles foi a segunda coletânea da banda, e traz a música ´Face To Face´, feita para a trilha sonora de Batman Returns, além do lados B ´Fireworks´ e um remix de ´Fear (Of The Unknown)´.

O último álbum viria em 95, o épico The Rapture. Um álbum triste e nostálgico, com melodias bastante variadas e que contou com a produção de John Cale. Nas últimas turnês da banda houve ainda uma mudança – saiu Jonh Klein e entrou Knox Chandler ex Psychedelic Furs. Eles ainda vieram novamente ao Brasil, repetindo o sucesso da primeira vez. Em abril de 1996, Siouxsie resolveu desfazer a banda, curiosamente após o Sex Pistols anunciarem a sua volta. Siouxsie era a tiete-mor dos Sex Pistols e hoje é a eterna sacerdotisa do rock gótico. Susan Ballion já tem um lugar garantido na história do rock, afinal é raro o artista com o carisma e a identidade visual de Siouxsie Sioux. A voz forte, o olhar marcante e ausência de sorrisos completam a diva louca.

Hoje Siouxsie segue com seu marido Budgie no The Creatures, que anteriormente era apenas um projeto paralelo. Em 2004 boatos davam conta que a banda iria retornar para alguns shows, mas não passou de conversa entre fãs.

Fonte: Site coXSI com revisão e atualização de Valdir Antonelli. 

Facebook

AGENDA

<<  September 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.