Thursday Oct 23

Scorpions

Attention: open in a new window. PrintE-mail

 

divulgaçãoOriginalmente formada em 1969 por Rudolf Schenker, a formação original da banda contava com o próprio Schenker, na guitarra e vocais, Karl-Heinz Follmer, guitarra, Lothar Heimberg, baixo, e Wolfgang Dziony, na bateria. Em 1971, o irmão mais novo de Rudolf Schenker, Michael, entra no grupo e leva o amigo Klaus Meine na bagagem. Meine assume os vocais no lugar de Rudolf. Com esta nova formação, o grupo grava Lonesome Crow em 1972, o disco acaba sendo usado como trilha sonora para o filme Das Kalte Paradies. Logo após o lançamento, Michael Schenker é anunciado como guitarrista do UFO, outra famosa banda alemã, e deixa o Scorpions em 1973. Em seu lugar entra o guitarrista Uli Jon Roth e, com a nova formação, lança outros quatro álbuns pela RCA? Fly to the Rainbow (1974), In Trance (1975), Virgin Killer (1976) e Taken by Force (1977). Nenhum destes discos atraia alguma atenção nos Estados Unidos, mas se tornam muito populares no Japão.

Assim que Taken by Force é lançado, Roth resolve deixar o grupo, devido a divergências musicais, para formar o Electric Sun. Em 1978, a banda lança seu primeiro disco ao vivo, Tokyo Tapes, ainda com Roth no grupo. Pouco tempo depois da saída de Roth, Michael Schenker é demitido do UFO devido ao seu constante abuso de bebidas. Schenker volta ao Scorpions em 1979, pouco antes da banda assinar com a Mercury Records. O Scorpions lança, então, Lovedrive e sai para sua primeira turnê pelos Estados Unidos. Lovedrive, , com o hit Loving You Sunday Morning, assim como seus antecessores, falha em conquistar o público norte-americano e acaba sendo banido das lojas dos Estados Unidos devido a sua capa sexualmente explicita. Michael continua com problemas com drogas e álcool e falta a diversos shows da turnê. Em seu lugar o guitarrista Matthias Jabs é chamado para cumprir a agenda. Michael sai novamente do grupo.

Agora com Klaus Meine nos vocais, Rudolf Schenker na guitarra rítmica, Matthias Jab na outra guitarra, Francis Buchhols no baixo e Herman Rarebell na bateria, o Scorpions lança Animal Magnetism em 1980, saindo para uma nova turnê mundial. Supreendemente, Animal Magnetism vende bem nos Estados Unidos, ganhando disco de ouro, e a banda resolve voltar para os estúdios e gravar um novo disco. As gravações enfrentam uma série de problemas e sofre atrasos devido a uma cirurgia nas cordas vocais enfrentada por Klaus Meine. Boatos dão conta que Meine seria despedido dos Scorpions e em seu lugar entraria o vocalista Don Dokken. Os boatos são afastados e Meine volta para a gravação de Blackout, lançado em 1982. Blackout conta com os hits No One Like You e Blackout e vende um milhão de cópias nos Estados Unidos, se tornando no maior sucesso da banda até então.

Sucesso batido com o lançamento de Love at First Sting. Lançado em 1984, o disco contou com a ajuda da MTV, que veiculou massivamente o vídeo de Rock You Like a Hurricane, ajudando o disco a conquistar um duplo álbum de platina. O grupo começa sua maior turnê mundial, passando pelo Brasil em 1985, quanto a banda se apresenta no Rock in Rio.  Em 1985, lançam World Wide Live e somem da mídia por dois anos. Apenas em 1988 chega às lojas o décimo disco da banda. Savage Amusement conta com a balada Rhythm of Love. Em 1990 sai Crazy World, disco que mais vendeu em toda a carreira da banda graças a balada Wind of Change. O álbum também alcança grande sucesso nos Estados Unidos.

Apesar do sucesso de seus discos anteriores, o lançamento de Face the Heat enfrenta um público mais interessado no grunge e se torna no primeiro fracasso da banda em muitos anos, apesar de ter conquistado disco de ouro nos Estados Unidos. Em 1995 um novo álbum ao vivo é lançado, Live Bites. Agora com o baixista Ralph Rieckermann e o baterista James Kottak, lançam Pure Instinct em 1996, o primeiro de uma série de discos fracos lançados pela banda até 2004. A Mercury Records coloca no mercado uma nova coletânea: deadly Sting: The Mercury Years, lançado em 1997.

Em 1999 sai Eye Il Eye, uma tentativa de atualizar o som do grupo, flertando com arranjos eletrônicos. Na seqüência lançam Moment of Glory, ao lado da Filarmônica de Berlin, e, em 2001, chega ao mercado o álbum Acustica, com regravações de clássicos da banda em versão acústica. Três anos depois a banda volta com o bom disco Unbreakable e agora, em 2007, volta ao Brasil para shows em Manaus, Recife e São Paulo divulgando o novo trabalho Humanity.

Por Valdir Antonelli, com informações da All Music Guide

Facebook

AGENDA

<<  October 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.