Monday Sep 01

Nelly Furtado

Attention: open in a new window. PrintE-mail
Nascida em Victoria, Canadá, de pais portugueses, Nelly foi criada em um ambiente muito rico culturalmente, muito próxima a suas raízes latinas: escola de português à noite, workshops de danças tradicionais, bandas marciais e festividades religiosas eram atividades comuns ao longo de sua infância. Toda essa imersão cultural, mais a ética de trabalho que seus pais lhe ensinaram desde muito cedo, ajudaram-na a desenvolver uma identidade única e começar uma próspera carreira musical quando ela se mudou para Toronto, logo depois de concluir o ensino médio.

Começou a escrever suas próprias músicas quando entrou para o duo de hip-hop Nelstar, mas começou a alçar voos de verdade quando os músicos Brian West e Gerard Eaton, da banda de funk pop The Philosopher Kings, decidiram gravar uma demo com suas músicas, que acabou na mesa da DreamWorks Records. Rapidamente a gravadora se deu conta do potencial da, na época, adolescente, e lançou seu primeiro album, Whoa, Nelly!, em 2000.
 
Seu som multi cultural provou ser intensamente popular e no ano seguinte Nelly saiu numa extensa turnê pela América do Norte, particularmente graças ao tremendo sucesso dos singles “I’m Like a Bird” e “Turn Off the Light,” que ajudaram o album a alcançar Disco de Platina diversas vezes e também levou quatro indicações ao Grammy em 2002. Nelly Furtado acabou levando o Grammy por Melhor Performance Vocal Pop Feminina por “I’m Like a Bird.”
 
Seu segundo album, Folklore, foi lançado em Novembro de 2003, dois meses depois de Nelly dar à luz sua filha Nevis. Para muitos esse é o disco onde ela mostra seus melhores vocais e seus sons mais ecléticos. Com Folklore, Nelly levou sua expressão vocal para outro nível, confirmando sua capacidade criativa com músicas como “Powerless (Say What You Want),” a balada “Try” ou “Força”, que se tornou o hino oficial do Campeonato Europeu de Futebol de 2004.
 
Ela esperou três anos para se reinventar em 2006 com o lançamento de Loose, um album dançante quase inteiramente produzido pelo gênio das batidas Timbaland, que sob a inspiração de Nelly criou um energizante e irresistível mix de pop, R&B e hip-hop super dançante que impulsionou sua carreira de volta ao topo dos charts ao redor do mundo. “Promiscuous” se tornou um hit instantaneamente, conquistando seu nº1 no Hot 100 da Billboard, enquanto o album estreou também no topo.
 
Tendo conquistado incontáveis prêmios, placas por vendas e reconhecimento em todo o planeta por Whoa, Nelly!, Folklore e Loose, três albuns em inglês, ninguém pensaria que, no meio de uma grande globalização, Nelly Furtado voltaria com um quarto totalmente cantado em espanhol. Ela aprendeu espanhol aos 14 anos e adora cantar nesta língua desde então. “O mundo está mudando e depois de 10 anos gravando em Inglês, eu bati em um muro. Senti que era o momento para realizar um sonho. É uma forma de dar intensidade e identidade à cultura latina e, ao mesmo tempo, dar sensações, sentimentos e ritmos ao mundo que não fala espanhol”, diz a cantora. Esse plano resultou em seu disco mais pop até hoje: Mi Plan.
 
"Eu sempre adorei me apresentar tanto em português quanto em espanhol, ambas línguas latinas. Eu me emociono mais com uma língua latina, então as canções tornaram-se mais pessoais e íntimas." Assim como em todos seus albuns, Nelly escreveu e co produziu Mi Plan com a colaboração de grandes escritores e produtores que ela pessoalmente escolheu.

Divulgação
 

Facebook

AGENDA

<<  September 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.