Friday Aug 29

Primitives

Attention: open in a new window. PrintE-mail

O primeiro single, já com Tracy, foi Thru the Flowers, lançado em 1986 pelo selo Lazy, criado pela própria banda e que dava nome a uma das canções do futuro primeiro álbum. Rapidamente foram chamados para se apresentar em diversos programas de rádios britânicos, como o de Janice Long, Andy Kershaw e o de John Pell. O segundo single, Really Stupid, abriu as portas para a primeira turnê pela Europa. Logo depois da tour lançam mais um single, de Stop Killing Me.

Pouco tempo depois, o baterista Tweedie é demitido da banda, por maltratar os gatos de Tracy, em seu lugar entra Tig Williams. Passadas as mudanças, o Primitives assina com a RCA, por onde lançam seu primeiro álbum, Lovely, que vem com a clássica Crash. Com o disco embaixo do braço, vão para os Estados Unidos, para a primeira turnê na América. Quando voltam para a Inglaterra, o baixista Dullaghan sai do grupo, sendo substituido por Paul Sampson. Com esta nova formação, gravam, em 1989, o segundo trabalho, Pure, que não atinge o sucesso do anterior e força o grupo a deixar a RCA.

Mesmo assim, sem gravadora, dois anos depois, a banda lança Galore, com produção de Ian Broudie, mas também não faz o sucesso desejado. Logo depois é anunciado o fim do grupo.

O Primitives marcou uma fase interessante do pop britânico, já que diversas bandas com vocal feminino surgiram quase ao mesmo tempo, e já trazia elementos musicais que só estourariam na década seguinte, como a mistura entre a dance music e indie rock e, até mesmo, uma pitadinha de shoegazer. No Brasil, fizeram um certo sucesso com Crash, música do primeiro disco e tiveram os dois primeiros trabalhos lançados por aqui na década de 80, mas nenhum dos discos foi relançado em CD. Lá fora é possível encontrar algumas coletâneas da banda, todas lançadas na década de 90.

Por Valdir Antonelli

Facebook

AGENDA

<<  August 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.