Saturday Oct 25

Oasis

Attention: open in a new window. PrintE-mail

divulgaçãoDois anos se passaram e a banda tocando apenas em pequenos bares na Inglaterra, até que um dia Alan McGee, dono da Creation Records que na época estava a beira da falência, chegou mais cedo em um bar chamado King Tut´s Wah Wah Hut, e lá então ouviu pela primeira vez o som do OASIS. McGee adorou o som da banda e lá mesmo se apresentou oferecendo um contrato para a banda. Ninguem levou o papo muito a sério, já que todos estavam bêbados, mas no dia seguinte o empresário ligou para os irmãos Gallagher e reafirmou a oferta. ´Não sonhávamos em fazer uma carreira como músicos, começamos como 5 amigos tocando para nós mesmos, então certo dia alguém nos contratou, gravamos um primeiro disco que virou sucesso, e em turnê deste disco lançamos o segundo, que explodiu no mundo todo e em seguida o terceiro´, diz Noel sobre o ocorrido.

Os dois primeiros CD´s lançados pela banda, Definitely Maybe em 94, e (What´s The Story) Morning Glory? em 95, já venderam mais de 35 milhões de cópias em todo o mundo. O álbum Definitely Maybe foi o álbum de estréia de uma banda mais vendido na Inglaterra em todos os tempos. Deste primeiro disco emplacaram vários hits como Live Forever, Supersonic e Cigarettes & Alcohol. Mas a consagração veio mesmo com (What´s The Story) Morning Glory? que simplesmente estourou em 9596.

O (What´s the Story) Morning Glory? liderou praticamente o ano inteiro a parada indie inglesa, ficou entre os mais vendidos na Europa e chegou ao 4º lugar da parada americana da Billboard. Um feito que há tempos nenhuma banda inglesa não conseguia. Não bastasse isso, quebraram o recorde de público em show realizado ao ar livre, com as 250.000 pessoas presentes em Knebworth. No Brasil Wonderwall chega a ser tema de novela e é uma das músicas mais executadas nas rádios. Na MTV Brasil os clipes de Wonderwall, Don´t Look Back In Anger e Champagne Supernova ficaram apareceram por várias semanas no Top 20. Ganharam o MTV Music Awards Europeu na categoria melhor música com Wonderwall e melhor Grupo. Foram convidados para se apresentarem no MTV Music Awards EUA, onde arrasaram tocando Champagne Supernova. Liam, para não perder o costume, cospe no chão do palco para enfurecer os americanos. Saldo do Ano - Don´t Look Back In Anger: Top 96 entre os singles da parada indie inglesa; Wonderwall: Melhor Música na Europa; OASIS: A maior banda inglesa.

O primeiro semestre de 1997 foi marcado pela expectativa sobre o lançamento do terceiro álbum. Várias foram as datas anunciadas extra-oficialmente para o lançamento do disco, e o mundo inteiro se perguntando se o Oasis mudaria a ´cara´ do som, já que Noel estava muito ligado à musica techno, principalmente ao Chemical Brothers, participando da faixa Setting Sun do álbum Dig Yout Own Hole do grupo eletrônico. Finalmente em julho de 97 lançam o primeiro single do novo disco, Be Here Now. D´You Know What I Mean? já anunciava o furacão que passaria pela Inglaterra e pelo mundo, filas nas portas das lojas de disco para compra-lo e primeiro lugar na parada indie inglesa. E em 21 de agosto de 97, o lançamento mundial de Be Here Now. Mais euforia na Inglaterra, o álbum vendeu 1 milhão de cópias em apenas três dias, recorde absoluto, chegando ao primeiro lugar da parada inglesa na semana seguinte ao lançamento e com perspectivas de estourar em vendas em todo o mundo. Mas mal sabia o Oasis que infelizmente a turnê Be Here Now, com inicio em 9798, seria a última em que participariam Paul ´Bonehead´ Arthurs e Paul ´Guigsy´ McGuigan.

Um ano depois do sucesso de Be Here Now lançam The Masterplan, álbum qu não fez tanto sucesso, até porque trata-se de um CD em que não haviam músicas inéditas. Todas as músicas são B-sides e comprovam algo que a banda nunca negou: a grande influência dos Beatles, uma das músicas desse Cd é I Am the Walrus, dos Beatles, gravada num show ao vivo. Nesse CD existem várias músicas que fazem muito sucesso com os fãs como The Masterplan e Acquiesce.

Em 99 gravariam o 4º álbum da banda chamado ´Standing On The Shoulder Of Giants´ que teve seu lançamento previsto para 28 de fevereiro de 2000. Este álbum foi o último que participaram Bonehead e Guigsy, que no mesmo ano de 99 se retiraram da banda, pois segundo eles queriam fazer coisas novas para sua vida, e não passar o ano preso em estúdios, fazendo turnês e mal podendo ver suas famílias. No lugar deles foram chamados Gem Archer e Andy Bell, que se encaixaram muito bem na banda e assim seguiu a nova formação do Oasis.

Em meio a esse clima de turbulência, o álbum ´Standing On The Shoulder Of Giants´ chegou às lojas. Nesse CD, Noel praticamente fez toda a parte de Guigsy e Bonehead durante as gravações. Apesar de ser um bom álbum, o ´SOTSOG´ não vendeu bem, mas o Oasis fez uma ótima turnê mundial, incluindo dois mega-shows em Wembley no meio do ano. De um desses shows o Oasis lançou um álbum chamado Familiar To Millions, uma verdadeira obra-prima que mostra a banda no auge da sua forma mostrando que a troca de integrantes foi benéfica. Gem vem fazendo vários solos, principalmente nas novas musicas, não deixando todo o peso com Noel. Assim como Andy Bell, que vem fazendo alguns solos no seu baixo (basta prestar atenção em Go Let It Out, My Generation e Gas Panic).

Em 2005 sai o novo disco da banda Don´t Believe the Truth, um dos melhores álbuns da banda, sendo comparado com o trabalho de estréia, Definitely Maybe, e que conquistou os críticos pelo mundo.

Fonte: Oasis Net com revisão e atualização de Valdir Antonelli

Facebook

AGENDA

<<  October 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.