Wednesday Oct 22

Mutantes

Attention: open in a new window. PrintE-mail

 

foto: Iris KouwenEm 1964, com os irmãos Baptista, Arnaldo (baixo e teclado) e Sérgio (guitarra), o Wooden Faces nascia. A banda não durou muito e logo a dupla montou o Six Sided Rockers, agora contando com Rita Lee nos vocais. Um novo nome foi criado, O Konjunto, e rapidamente trocado para Mutantes, nome tirado do livro O Império dos Mutantes, de Stefan Wul. Dois anos depois, a banda começava a se apresentar em programas de TV populares, ainda ligados à Jovem Guarda, como O Pequeno Mundo de Ronniw Von e Astros do Disco. Foi por causa destas aparições que o trabalho dos Mutantes chamou a atenção de Rogério Duprat que os convidou para trabalharem no arranjos da canção Domingo no Parque, que Gilberto Gil apresentaria no III Festival de Música Popular Brasileira, na época veiculado pela Record de São Paulo.

A participação no festival ajudou o grupo para que gravassem o compacto de O Relógio, além de terem participado do disco Tropicália ou Panis Et Circensis, lançado em 1968, e que abriu caminho para o Movimento Tropicalista. Neste mesmo ano lançam seu primeiro LP, Os Mutantes, recheado de microfonias, psicodelia e longos trechos instrumentais. Mas ainda não foi aí que o fenomeno Mutantes realmente aconteceu.

Ao acompanharem Caetano Veloso na canção É Proíbido Proibir, apresentada no III Festival Internacional da Canção da Tv Globo do Rio, a banda causou alvoroço por usar guitarras em um festival acostumado ao "banquinho e violão" da bossa nova. Sob vaias e aplausos a música brasileira jamais seria a mesma.

No ano seguinte, 1969, gravam o segundo álbum. Novamente chamado Mutantes, o trabalho é mais bem produzido e construído, principalmente os arranjos, e o grupo resolve ceder a canção Algo Mais para um comercial da Shell. Neste ano fazem sua primeira viagem ao exterior, tocando principalmente na França.Na volta da turnê, o grupo ganha o baterista Ronaldo Leme, Dinho, e o baixista Arnolpho Lima, o Liminha. 

Mais um ano e um novo álbum da banda é lançado. A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado, de 1970, assim como seu sucessor, o disco Jardim Elétrico, lançado em 1971, começavam a trabalhar com outros sons, deixando estilos tipicamente brasileiros de lado e apostando no blues e soul. Em 1971 voltam à França e, além de se apresentarem no Olympia de Paris, gravam um novo disco, totalmente em inglês e voltado, obviamente, ao mercado internacional. O trabalho, inexplicavelmente, só é lançado em 2000, quando o culto ao nome Mutantes já estava estabelecido.

Apesar do sucesso ao lado dos Mutantes, Rita Lee já trabalhava em sua carreira solo e sua saída era esperada por todos os fãs e realmente isso aconteceu logo após o lançamento de Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets, em 1972. O álbum é considerado pelos próprios fãs como o mais fraco da curta trajetória, até então, do grupo.

Com a saída de Rita - que ganhava destaque com seus bons trabalhos solo - os irmãos Baptista continuam com o grupo e gravam o disco O A E O Z  em 1973, mas o trabalho só é lançado 19 anos depois. Arnaldo deixa o grupo e começa uma carreira solo com altos e baixos. Seu irmão, Sérgio, mantém os Mutantes trabalhando e entra de cabeça no rock progressivo e lança, em 1974, Tudo Foi Feito Pelo Sol e, dois anos depois, o Ao Vivo.

Já sem chamar atenção pelo ineditismo ou por suas experiências, os Mutantes finalmente encerram suas atividades, voltando apenas em 2006, com Zélia Duncan nos vocais, para uma turnê por Londres, Estados Unidos e Brasil e lançam um álbum ao vivo gravado em Londres. Um ano depois Zélia e Arnaldo resolvem deixar o barco, deixando a batuta novamente nas mãos de Sérgio Dias Baptista. Sérgio, e seus Mutantes, prometem um novo disco para 2008.

Leia aqui como foi o show que os Mutantes fizeram em São Paulo em 2007.

Por Valdir Antonelli, com informações da Wikipedia, site www.osmutantes.com e All Music Guide / Foto por Iris Kouwen

Facebook

AGENDA

<<  October 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.