Wednesday Jul 30

Marilyn Manson

Attention: open in a new window. PrintE-mail

 

divulgaçãoNascido em Canton (EUA) e auto-intitulado ´Anticristo Superstar´, Brian Warner adotou o nome artístico Marilyn Manson em homenagem a Marilyn Monroe e Charles Manson, famoso serial killer e líder de uma seita de fanáticos. Com 18 anos mudou-se para Tampa, na Flórida, e começou a trabalhar como jornalista musical. Em 1989, conheceu o guitarrista Scott Mitchell e resolveram montar uma banda. Mitchell passou a se chamar Daisy Berkowitz e Warner assumiu a persona de Marilyn Manson.

Chamaram o baixista Gidget Gein e o tecladista Madonna Wayne-Gacy, com esta formação criaram o Marilyn Mason e the Spooky Kids. Começaram a distribuir fitas com suas canções e passaram a fazer alguns shows, todos carregados de elementos góticos, com Mason criando efeitos e entrando no palco totalmente maquiado. Rapidamente abandonaram a bateria eletrônica em favor de Sara Lee Lucas. Aos poucos começaram a chamar atenção pela Florida.

A notoriedade de Manson começou a despontar quando, em 1993, Trent Reznor do Nine Inch Nails o convidou para gravar um disco pelo selo de Reznor e abrir shows do NIN. Marilyn Manson estreou com o álbum Portrait of an American Family (1994), seguido pelo EP Smells Like Children (1995), que elevou Manson ao mainstream. A partir de então, cresceu também a polêmica em torno do artista, principalmente por sua atuação no palco (Marilyn já queimou a bíblia e rasgou livro Mórmon), gerando ataques furiosos de religiosos e conservadores. Logo após o lançamento de Portrait... Twiggy Ramirez entra no lugar do baixista Gidget Gein.

Em 1995, Manson lança o EP Smells Like Children, disco responsável pela entrada do canto no mainstream, principalmente graças à cover para Sweet Dreams (Are Made of This) do Eurythmics. O EP chegou ao terceiro posto da parada norte-americana e a popularidade de Manson crescia rapidamente. Seu amigo, Berkowitz, deixa a banda e em seu lugar entra o guitarrista Zim Zum. É com esta nova formação que Manson lança, em 1996, Antichrist Superstar, que também se deu bem nas paradas, chegando, à exemplo de seu antecessor, ao terceiro lugar.

Com o sucesso, suas apresentações começaram a atrair grupos de direitos civis e suas canções foram motivo de ataque para religiosos conservadores. Manson, aproveitando a popularidade, foi capa da Rolling Stone e lançou uma auto-biografia intitulada The Long Hard Road Out of Hell, deixando claro, para seus opositores, que ele havia vendido a alma ao diabo. Em 1998 lança Mechanical Animals, disco inspirado no glam rock. O álbum resultou na Last Tour on Earth, turnê que passou pelo Brasil e rendeu um álbum ao vivo.

Holy Wood (In the Shadow of the Valley of Death), o quinto álbum de Manson, saiu no final de 2000. O grupo sai em turnê no ano seguinte, em julho o canto é processado por crime sexual depois de uma tórrida perfomance do cantor, considerada ofensiva pelas autoridades de Michigan. Em dezembro do mesmo ano, Manson lança sua versão para Tainted Love, que entrou na trilha sonora de Not Another Teen Movie. O clipe rendeu uma nova acusação de conduta imprópria, já que Manson simulou o ato sexual na cabeça de um guarda. Em 2002 o cantor foi absolvido em ambos os casos.

Em maio de 2003 chega às lojas seu sexto álbum, The Golden Age of Grotesque, que passou uma semana no topo das paradas. Em abril de 2004 é lançado o álbum Lunch Boxes & Choklit Cows, creditado à Marilyn Mason & the Spooky Kids, o nome de sua primeira banda. Mason foi contra o lançamento e processou a gravadora responsável pelo disco, obrigando-a a mudar a capa do trabalho.  No mesmo ano é lançada a primeira coletânea da carreira de Marilyn Mason, Lest We Forget, incluindo uma nova versão para Personal Jesus, clássico do Depeche Mode.

Mason prometeu um novo trabalho para 2005, mas apenas em 2007 é que Eat Me, Drink Me finalmente é lançado. O disco contou com produção do próprio Manson e Tim Skold, além da Sean Beaven na mixagem. Em seu novo álbum Eat Me, Drink Me, lançado em junho, Manson conta que as músicas foram escritas para seduzir alguém, apesar de se negar a dizer para quem. ´Não quero que as pessoas pensem que o álbum é alguma forma de exploração da minha vida pessoal. Ao mesmo tempo ele representa exatamente quem eu sou e como me sinto. Parte do último ano eu estive num buraco negro de depressão. Não conseguia fazer nada, não conseguia escrever nada´. Nessa época sua mãe descobriu que tinha uma doença mental e que uma pessoa que trabalhava com ele o estava roubando. Ele perdeu o interesse na música e no projeto do filme Phantamasgoria, baseado na vida de Lewis Carroll.

Marilyn Manson diz que só conseguiu se recompor diante de um gesto (mórbido) de devoção de uma amiga próxima: ´Ela pegou uma faca e disse: ´Toma, pode me apunhalar´. Quando alguém se propôs a afundar comigo, eu não senti mais vontade de afundar.´ O tema virou inspiração para a música If I Was Your Vampire, que Manson escreveu no Natal. ´Essa música é a nova Bela Lugosi´s Dead, o novo hino gótico.´

As letras do álbum foram escritas logo após o Halloween de 2006. Na data, Manson estava presidindo a inauguração de sua galeria de arte em Los Angeles. Na manhã seguinte ele deixou sua casa no Valley e se instalou no estúdio em Hollywood Hills. ´De repente me senti libertado. Eu escrevia a música ia para outra sala e gravava.´ As letras fluíam de Manson e foram gravadas sobre as bases de Tim Sköld, que se juntou à banda de Marilyn em 2002 como baixista. ´Eu escrevia sobre desespero e esperança. O álbum foi feito muito rápido - era como uma ferida aberta - e eu fui com ele.´

Discografia
1994 - Portrait of an AmericanFamily
1995 - Smells Like Children
1996 - Antichrist Superstar
1998 - Mechanical Animal
1999 - The Last Tour on Earth (live)
2000 - Holy Wood (In The Shadow of the Valley of Death
2003 - The Golden Age of Grotesque
2004 - Lest We Forget (The Best Of)
2007 - Eat Me, Drink Me

Valdir Antonelli com informações da All Music Guide e release enviado à imprensa.

Facebook

AGENDA

<<  July 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.