Friday Aug 29

Information Society

Attention: open in a new window. PrintE-mail

Information Society - divulgaçãoApós o primeiro --susto--, o InSoc lança em 1985 um compacto com uma das músicas já lançada anteriormente: Running foi sucesso absoluto das pistas da época e foi esta música que colocou o InSoc no cenário technopop da época. Fizeram uma excursão por diversos lugares nos EUA em 1986, e assinaram um contrato com a gravadora independente Tommy Boy em 1987. Lançam o álbum Information Society em 88, que, obviamente, possuia a música Running. Porém, a música que se destacou no álbum foi What´s on Your Mind, alcançando 3a posição nas paradas. Com estas duas músicas, o álbum alcançou o Top 5 entre os mais vendidos.

Daí pra frente, foi aberto caminho para a música Walking Away disparar, que chegou ao Top 9. Running, a primeira balada romântica, estourou nas rádios brasileiras em 89, embora sem grande destaque no exterior. Receberam o título de revelação pela revista Rolling Stone e música do ano pela revista Spin. Em agosto de 89, fazem vários shows no Brasil, com teclados de Sally Berg. Com estes shows, o InSoc vira mania nacional.

Em outubro de 1990, lançam o álbum Hack, um pouco diferente do primeiro álbum. O InSoc se aproveitou do auge dos samplers e colocou todo tipo de som entre as faixas do álbum, bem mais do que os sons de Star Trek, usados no primeiro álbum (que por sinal, chegou a gerar problemas com a Paramount Pictures devido a direitos autorais, e foi solucionado com a liberação do material pelo filho de Leonard Limoy (Spock)). A primeira música de trabalho é Think, que chegou ao Top 30 nos Estados Unidos. How Long é o segundo hit do álbum, seguido de Slipping Away, outra balada romântica (que só tocou no Brasil), em 1991. Outra música deste álbum que tocou bastante no norte do país foi Come With Me. Em janeiro de 1991, participam do Rock in Rio. Em agosto do mesmo ano, participam de uma super-turnê, percorrendo 25 cidades, a maior já realizada.

Lançado em outubro de 1992, o álbum Peace & Love, Incorporated adquire um som diferente, mais adaptado ao som da época. O primeiro sucesso é a música com o nome do próprio álbum. Infelizmente, depois desta música, apenas a balada Cry Baby chegou a tocar nas rádios e em uma novela da Rede Globo em 1993.No final de 1993, a banda sumiu, devido a alguns desentendimentos gerado pela mudança de som no mundo da música.Paul, com traços mais eletrônicos queria trabalhar em música mais --elétrica--, James não tinha uma opinião própria quanto ao tipo de som. Já Kurt queria trabalhar em uma música mais industrial, estilo Gary Numan, puxando um pouco para o lado Front Line Assembly e bem de longe ao Nine Inch Nails.

No meio de 1993, o InSoc vem ao Brasil fazer seu suposto ´último show´. A partir do final de 1993, a banda se separa.Paul começa a trabalhar em projetos independentes e a produzir novas bandas. James se desligou do mundo da música e começou a trabalhar numa fábrica de salsichas. Kurt começou a criar músicas para vídeo game. Em 1994, Kurt compra o nome da banda e direito sobre as músicas e começa a trabalhar em seu projeto do ´novo InSoc´.

Embora sumido das rádios a partir de 94, o InSoc (entenda Kurt) começou a trabalhar nas novas músicas. Em 1995, a Internet começou a unir os fans de todo o mundo, através do NewGroups. Em 1996, era lançado o site InSoc.org, mantido posteriormente pelo próprio Kurt. Ainda em 1996, um misterioso show do InSoc rolou aqui pelo Brasil, com praticamente nenhuma divulgação nas rádios. Em 1997, o novo álbum Don´t Be Afraid é lançado com um ar muito mais ´dark´, industrial. O álbum não chegou ao Brasil e nenhuma música foi sucesso nos Estados Unidos, embora uma música, Are ´Friends´ Electric, tenha tocado um pouco nas rádios americanas. O álbum deveria vir para o Brasil em 1998, porém, devido a grande diferença do som original, ainda é duvidoso seu lançamento.

Apenas em 1999 que o InSoc retorna um pouco à lembrança dos brasileiros. Uma versão da música Closing In é remixada por DJs brasileiros e toca em algumas rádios de São Paulo. Mais adiante, em abril, uma regravação feita pelo Kurt da música Express Yourself (de Madonna) para um álbum de tributo americano toca bastante apenas no Rio de Janeiro. No futuro, é esperado o lançamento de um novo álbum do Insoc, talvez menos dark, e um álbum aqui no Brasil, que incluirá músicas do álbum Don´t Be Afraid e alguns remixes brasileiros e americanos.

Os esperados álbuns não foram lançados e não existe previsão para isso. Alguns boatos dizem que Paul Robb esta em um projeto novo de música eletrônica que lembra Ministry. O certo é que ele, desde 94 produz discos para vários artistas. Já Kurt esta desde 2001 na produção de músicas para jogos na empresa Crystal Dynamics.

Agradecimentos ao Enrico da página do Information, FC The Best of InSoc. Revisão e atualização de Valdir Antonelli

Facebook

AGENDA

<<  August 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.