Bauhaus

Attention: open in a new window. PrintE-mail

Bauhaus - divulgaçãoFormado em 1978, em Northampton, na Inglaterra, pelo guitarrista e vocalista Daniel Ash, pelo baixista e vocalista David J e pelo baterista Kevin Haskins, a banda, ainda como um trio, atendia pelo nome de The Craze. A mudança de nome só aconteceu quando o vocalista Peter Murphy foi adicionado ao grupo. Originalmente a banda se chamava Bauhaus 1919, homenageando a escola artística alemã, mas resolveram, em 1979, suprimir o 1919 do nome.

Em agosto de 1979, a banda lança seu primeiro single, Bela Lugosi´s Dead, pelo selo independente Small Wonder Records. Apesar de não ter se tornado hit pop, a canção foi adotada pelo movimento gótico e apareceu nas paradas independentes inglesas durante anos. Três meses depois do lançamento do single, o Bauhaus assina com a 4AD, subsidiária da Beggars Banquet. Pelo novo selo lançam o segundo single, Dark Entries, no começo de janeiro. No mesmo ano fazem sua primeira turnê pela Europa e colocam nas lojas o terceiro single, Terror Couple Kill Colonel, a canção também se torna um hit underground.

Em setembro de 1980 vão para os Estados Unidos pela primeira vez. Logo depois um novo single, agora com uma versão para Telegram Sam, do T-Rex. Em outubro, finalmente, lançam In the Flat Field, seu primeiro LP. O disco chegou ao primeiro posto da parada independente inglesa e na posição de número 72 na para pop. Dois singles extraídos de In the Flat Field, Kick in the Eye e The Passion of Lovers entram no Top 60 da parada britânica em 1981. Em outubro deste mesmo ano chega às lojas o segundo disco, Mask, revelando uma maior ambição musical, uma nova direção a ser seguida com a adição de elementos do heavy metal e da música eletrônica em suas canções. Mask também é um disco mais acessível, deixando o gótico de lado. Com as mudanças, Mask chega a trigésima posição na parada inglesa, tornando-se o maior sucesso do Bauhaus até então.

Em março de 1982, o Bauhaus lança o EP Searching for Satori, com o single Spirit fazendo sucesso nas rádios alternativas. No mesmo ano lançam uma versão para Ziggy Stardust, de David Bowie. Com o sucesso da canção, o álbum The Sky´s Gone Out chega ao quarto lugar das paradas.

Peter Murphy contrai pneumonia no começo de 1983 e, por isso, não participa da gravação do quarto disco do Bauhaus, Burning From the Inside. Conseqüentemente, o trabalho ganha uma substancial contribuição de Daniel Ash e David J, mudando novamente a direção que a banda vinha seguindo. Com a volta de Murphy, a banda vão para o Japão e retorna para o Reino Unido para divulgar o novo disco que novamente se transforma em hit, chegando ao número 13 da paradas. Em julho do mesmo ano o Bauhaus se separa.

Com o fim do Bauhaus, Murphy forma o Dali´s Car, ao lado de Mick Karn, da banda Japan, e logo depois sai em carreira solo. Daniel Ash continua com seu Tones on Tail ao lado de Kevin Haskins. David J também sai em carreira solo e toca com o the Jazz Butcher por pouco tempo. Em 1984, Ash, Haskins e J formam o Love and Rockets, logo depois de Peter Murphy se recusar a voltar com o Bauhaus.

Anos depois, em 1998, o Love and Rockets e Peter Murphy resolvem relembrar os tempos de Bauhaus e fazem uma série de shows em Los Angeles e Nova York. Estes shows foram gravados e deram origem ao álbum duplo Gotham.

Em 2005 se apresentam no Festival Coachella e a boa receptividade do público faz com que a banda saia em turnê, no ano seguinte, ao lado do Nine Inch Nails e comece a pensar na gravação de um novo disco.

O novo trabalho sairá em março de 2008 e tem o nome de Going Away White.

Por Valdir Antonelli com informações da All Music Guide

Facebook

AGENDA

<<  April 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.