Friday Aug 29

Maná

Attention: open in a new window. PrintE-mail

divulgaçãoManá, da língua polinésia “energia positiva”, teve início nos anos 80, na cidade de Guadalajara, no México. A banda então tocava covers de grupos como Beatles, Stones, Led Zeppelin e The Police, além de algumas composições em sua língua natal, o espanhol. 

Só em 86 o nome Maná foi definido, quando os integrantes decidiram tornar a banda internacionalmente conhecida. Foi então que lançaram o disco Maná, seguindo a onda de uma tendência musical chamada “Rock em tu idioma”, que propôs uma nova alternativa às composições em inglês que dominavam a cena artística latina.

No início dos anos 90, superando todas as dificuldades para defender seus instintos musicais acima de qualquer rótulo mainstream, o grupo assumiu a produção de seus álbuns. O resultado foi o disco Falta Amor, com o single Rayando el Sol; o que abriu espaço para sucesso de outras canções como Perdido em un Barco, Estoy Agotado e Buscándola. A partir de então, a banda recebeu disco de ouro e lotou estádios com até 18 mil pessoas.

Em seguida veio o álbum que alavancou verdadeiramente o Maná. ¿Donde Jugaran los Niños? vendeu mais de um milhão de cópias e teve oito singles nas paradas musicais latino-americanas que hoje são clássicos de seu repertório: Vivir Sin Aire, Como Te Deseo, Oye Mi Amor, Como Diablos, Te Lloré Un Rio e Me Vale. 

O lançamento de Cuando Los Ángeles Lloran, rendeu ao grupo a primeira de algumas indicações ao Grammy. Deste trabalho os singles foram Déjame Entrar, No Há Parado de Llover e Hundido En Un Rincón. 

Em meados dos anos 90, o grupo idealizou suas mensagens de defesa ecológica e criou a fundação de preservação do planeta chamada The Selva Negra Foundation. Desde sua concepção, a entidade financiou e apoiou diversos projetos a favor de um meio ambiente mais saudável.

O projeto seguinte foi intitulado Sueños Líquidos, uma mistura de rock e ritmos latinos (como bossanova, flamenco e raggae) que resultou na conquista de um Grammy. Desse álbum vieram os sucessos El Muelle de San Blas, Hechicera e Clavado en un Bar. E no fim de 98, surgiu talvez a mais importante proposta: a participação no álbum de Carlos Santana com a música Corazón Espinado.

As indicações seguintes ao Grammy vieram como resultado do CD e DVD Unplugged MTV. Com a intenção de mostrar suas influências do rock das décadas de 60 e 70, o grupo lança Revolución de Amor. As músicas Ángel de Amor, Mariposa Traicionera e Eres Mi Religión foram resultados desse trabalho. 

Em 2001, Maná foi convidado a participar do show Pavarotti & Friends; partindo em seguida para uma turnê de 350 shows em 24 países, dentre eles o Brasil. Os últimos lançamentos da banda são Amar es Combatir e Arde El Cielo, com o sucesso Si No Te Hubieras Ido.

Release

Facebook

AGENDA

<<  August 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.