Wednesday Sep 17

Madonna

Attention: open in a new window. PrintE-mail

divulgaçãoEstudou balé e dança moderna na Universidade de Michigan e depois resolveu ir para Nova York, apenas com a mala e 35 dolares nas mãos. Sem ter pra onde ir parou no Time Square e acabou aceitando um convite feito por um desconhecido para que ficasse em seu apartamento. Nos meses sequintes, sem arrumar trabalho, vivia a custa da ajuda de diversos amigos conquistados na cidade, em sua maioria, grafiteiros, músicos e dançarinos. Arrumou alguns empregos temporários além de aceitar posar nua e a trabalhar em filmes pornô-soft, até que conseguiu entrar para uma companhia de dança e também em um Dunkin Donuts.

Com vinte anos, conhece o cantor francês Patrick Hernandes, que promete transforma-la em uma estrela, pra isso a leva para Paris, aluga um apartamento e até um carro com motorista fica a disposição de Madonna. Mesmo assim, seis meses depois ela resolve voltar para Nova York onde aprende a tocar violão, teclado e bateria. Passa a se apresentar em clubes noturnos por algum tempo com a banda The Breakfast Club. Neste tempo começa a fazer varias composições e a grava-las em cassete. A primeira é Everybody, música que Madonna leva para um DJ e o convence a tocar na sua programação. Algumas pessoas dizem que ela usou meios um tanto não usuais para isso. Everybody se transforma em sucesso na danceteria Chelsea, uma das mais famosas da cidade.

Foi quando Mark Kamins da Sire Records, ouviu o trabalho e convidou a cantora para gravar o primeiro disco. Em 83, lança o álbum, Madonna, com varias faixas tocando nas rádios, entre elas Holiday, Lucky Star, Borderline. Dois anos depois, em 85 ela lança Like a Virgin, que a transforma, finalmente, em uma superstar. Material Girl. Like a Virgin, Dress you Up, também contribuiram para que a carreira de Madonna se tornasse sólida, além de ter aberto as portas do cinema. Neste mesmo ano, Madonna fez a comédia Procura-se Susan Desesperadamente e se casa com o ator Sean Pean. Um casamento que mais trouxe problemas que outra coisa para a cantora. Neste meio tempo ainda faz uma ponta no filme Vision Quest e emplaca duas músicas na trilha, A Crazy for You e Gambler. É neste ano também que as fotos que Madonna havia tirado nua, antes do sucesso, acabam nas mãos dos executivos da Playboy e Penthouse. Além do pornô A Certain Sacrifice.

No ano seguinte sai o terceiro trabalho, True Blue, que contou com a produção de Patrick Leonard e Stephen Bray. Este álbum foi o mais bem sucedido da cantora até este momento, graças a música Live to Tell, música que também foi tema do filme At Close Range com Sean Pean. Madona também começa a gravar um novo filme, Surpresa em Shangai com a participação do ainda marido Sean. Além de lançar também o filme Quem é Esta Garota, que culminou com uma grande turnê mundial. Do True Blue, ainda se destacaram as faixas La Isla Bonita, Papa Don´t (Preach) e Open Your Heart. Neste ano também sai um algum de remixes dos sucessos da cantora, chamado You Can Dance. Os filmes são fracassos retumbantes, mas suas trilhas sonoras vendem muito bem, graças a participação de Madonna.

Em 88 estreia com uma peça na Broadway, Speed The Plow, de David Mamet, e ensaia duas tentativas de separação de Sean, recusa também o papel de Evita, que foi parar nas mãos de Meryl Streep temporariamente.

Em 89 sai o polêmico Like a Prayer, cuja música titulo e seu clipe, causa uma tremenda reação do vaticano e de setores conservadores americanos, que consideraram o clipe uma blasfêmia, só porque ela coloca um padre negro, e erotiza totalmente as cenas. Com isso até a Pepsi cancela um contrato publicitário com Madonna. A cantora também consegue se separar definitivamente do marido e ator Sean Pean. Alguns outros problemas cercam a cantora, como a campanha contra ela feita por grupos feministas que rejeitam o vídeo de Express Yourself, onde são mostradas cenas de submissão feminina, Oh Father também causa polemica, graças às cenas mais fortes. A MTV americana só aceitou passar o vídeo depois de vários cortes.

Em 90, outra investida pelo cinema, ela contracena com Warren Beaty no filme Dick Tracy e até plástica nos seios a cantora faz para participar, só porque em uma das cenas ela aparece com uma blusa transparente. Também neste ano, ela conquista um Oscar pela música Sooner or Later e sai em nova turnê mundial.
A Blonde Ambition Tour. Com 56 shows, sendo a maioria nos Estados Unidos e Europa. Um dos shows na Itália chegou a ser cancelado devido a um boicote pedido pelo papa João Paulo II, e na parte americana, quatro apresentações tiveram que ser canceladas porque a cantora estava sem voz. E até com a policia ela teve problemas, no Canadá, seu show foi considerado imoral e ela corria o risco de ser presa se fizesse a coreografia de Like a Virgem novamente.

Ainda em 90 é lançado o documentário Na Cama com Madonna com cenas dos bastidores e das apresentações ao vivo dessa turnê. O documentário se torna o mais bem sucedido de todos os tempos. No vídeo de Justify My Love (inédita incluída na coletânea The Immaculate Collection, de 1990), beija a modelo brasileira Luciana Silva e o namorado Tiny Ward. Mais uma vez a MTV posa de moralista e bane o vídeo de sua programação.

Dois anos depois do documentário, a cantora é noticia novamente, agora graças ao álbum fotográfico Sex, com suas 128 paginas recheadas de erotismo, sadomasoquismo, lesbianisno e até zoofilia, junto deste trabalho fotográfico, mais um disco é lançado, o Erótica, mas que acaba totalmente ofuscado pelas fotos. O livro, hoje já totalmente esgotado é encontrado por volta dos quinhentos dólares em algumas livrarias.

Em outubro de 93, a turnê The Girlie Show chega ao Brasil para shows em São Paulo e Rio. Em Israel religiosos pediram que a apresentação fosse cancelada, seria também a primeira vez que Madonna faria um show naquele país. Em Porto Rico reclamaram por ela ter usado a bandeira da nação no palco. No ano seguinte sai Bedtime Stories, um disco mais calmo e sofisticado, o hit deste trabalho é Take a Bow, parceria com o produtor Babyface. Também neste ano resolve aceitar o papel de Evita, que tinha recusado algum tempo antes. Para este trabalho tem aulas de canto e interpretação. O filme foi gravado na Argentina, mesmo sob protestos dos cidadãos, que não aceitavam ver Madonna interpretando um dos personagens mais importantes da história daquele país. Evita é lançado em 95 e arrecada mais de 100 milhões de dólares de bilheteria e leva Madonna também ao estrelato, agora como atriz; É deste ano também a compilação de baladas Something to Remember, que sai com três músicas inéditas. Descobre também que esta grávida de seu personal trainer, Carlos Leon, a cantora ainda tenta esconder a gravidez, tanto que no clipe de You Must Love Me, ela passa o tempo inteiro cantando atrás de um piano. Çourdes Maria Ciccone, nasce em 14 de outubro de 96.

No ano seguinte, ela ganha o Globo de Ouro de melhor atriz de musical ou comédia, mas não é indicada ao Oscar. Já em 98, em março, é lançado o disco Ray of Light, muito elogiado pela critica por tazer uma sonoridade diferente ao trabalho de Madonna, já que até um mantra indiano esta pelo disco. Graças a Ray of Light ela ganha quatro grammys, e o disco vende mais de 17 milhões de cópias pelo mundo. Entra tambémna trilha de Austin Powers 2 com Beautiful Stanger, que chega a primeira posição nas paradas em vários paises e novamente ela ganha um grammy, em 2000, pela canção. Também neste ano, uma nova ida ao cinema, agora em The Next Best Thing, onde a cantora, interpreta uma professora de ioga que resolve ter um filho com um amigo, o ator Ruppert Everet. Desta trilha, novamente uma música chega ao primeiro lugar nas paradas, a regravação feita para American Pie. Ainda anuncia que esta grávida novamente, agora do cineasta Guy Ritchie, enquanto trabalha no próximo disco, Music. Em agosto nasce Rocco, o segundo filho.

Mesmo sem ter lançado o novo trabalho, as músicas já tinham vazado pelo mundo inteiro graças à internet e Napster, fato que não agradou a cantora. Finalmente ela resolve lançar o primeiro single, Music, que chega a primeiro lugar na Billboard. O disco vendeu mais de 14 milhões de cópias. Madonna também entra para o Guiness Book por um show de 30 minutos feito em Londres que foi assistido por mais de nove milhões de pessoas graças, também, à internet, este recorde pertencia a Paul MacCartney.

A cantora se afasta um pouco da mídia, mas lança seu site ofical e participa da trilha sonora de Die Another Day, mais um filme da série 007.

Só em 2003 sai um novo trabalho da cantora, American Life, que é bem recebido pela crítica e fãs, mas que não chega a tocar tanto nas rádios. Madonna também começa a trabalhar em outra frente, os livros infantis. Em 2004 trabalha junto com Britney Spears na faixa Me Against the Music, que ganha o prêmio de single do ano pela Revista Billboard.

 

Por Valdir Antonelli

Facebook

AGENDA

<<  September 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.