Friday Aug 29

Electric Light Orchestra

Attention: open in a new window. PrintE-mail

 

Electric Light Orchestra - divulgaçãoCom essa formação, começam a gravar seu primeiro trabalho, que leva apenas o nome da banda, e fazem alguns shows de despedida com o The Move. Nesse meio tempo, chamam outros músicos: Wilf Gibson (violão), Richard Tandy (baixo acústico), Andy Craig e Hugh McDowell (violoncelos). Com a nova formação, o álbum de estréia é lançado e alcança o top 10 da parada britânica com a canção 10538 Overture.

Pouco tempo depois do lançamento, Wood deixa o grupo para criar o Wizzard. Hunt e McDowell o acompanham. Price e Craig também deixa a ELO rapidamente. Para seus lugares são chamados Michael D´Albuquerque (baixo), Richard Tandy, que assume os teclados, Mike  Edwards e Colin Walker (violoncelos). No lugar de Wood, Jeff Lynne assume os vocais.

O segundo disco, ELO II, é lançado em 1973. O álbum traz a regravaçao de Roll Over Beethoven, de Chuck Berry e boatos afirma que Berry disse que nunca mais poderia apresentar sua própria canção ao vivo depois de ter ouvido a gravação da ELO - papagaiada, Chuck Berry continuou tocando a música em shows. O disco é considerado um clássico do estilo, mesmo apresentando poucas, mas longas, canções. A regravação de Roll Over Beethoven é o primeiro grande sucesso da banda nos Estados Unidos.

No ano seguinte, a ELO lança Eldorado, considerado o grande álbum do grupo. Eldorado traz a canção Can´t Get It Out of My Head, que chega ao top 10 norte-americano e faz com que a banda se transforme em um sucesso comercial. Ainda assim, ao vivo, o grupo continua inovando com shows grandiloquentes e muito bem elaborados. Em 1975, Face the Music chega às lojas e é novamente um grande sucesso graças a canções como Evil Woman e Strange Magic. O sucesso continua com A New World Record, disco que vendeu mais de cinco milhões de cópias no mundo devido às faixas Telephone Line e Livin´ Thing.

Out of the Blue, de 1977, também vende bastante, mas também marca o primeiro problema legal da ELO. A banda processa a distribuidora United Artists por não colocar o disco corretamente no mercado. Com Discovery, de 1979, a ELO passa a trabalhar a Columbia e novamente chega ao top 10 com Shine a Little Love e Don´t Bring Me Down.

Estava na hora de um Greatest Hits, que, ironias a parte, se transforma no disco de maior vendagem da banda até então. Na mesma época, Lynne se dedica à trilha sonora de Xanadu, estrelado por Olivia Newton-Jonh.

Em 1981, a Electric Light Orchestra volta com Time, com a canção Hold on Tight também batendo no top 10 - este foi o último single do grupo a se dar bem nas paradas. Dois anos depois, Secret Messages chega às lojas com Bevan deixando o grupo para entrar no Black Sabbath - é deste álbum a canção Rock and Roll is King, talvez o maior sucesso do grupo no Brasil. Três anos depois, com Bevan novamente na banda, a ELO lança Balance of Power. Calling America foi o single que melhor apareceu nas paradas, chegando ao top 20.

A partir daí, a carreira da Electric Light Orchestra começa a ir pro buraco. Lynne, talvez percebendo a derrocada, passa a se dedicar à produção de novos álbuns, trabalhando com George Harrison e Roy Orbison. Também cria, ao lado de Harrison, Orbison, Bob Dylan e Tom Petty o The Traveling Wilburys. No começo dos anos 1990, Lynne lança seu primeiro álbum solo, Armchair Theatre e continua produzindo os novos trabalhos de Joe Cocker, Tom Jones e Paul McCartney, inclusive trabalhando com Paul em Anthology.

Um pouco antes, em 1988, Bevan forma a Electric Light Orchestra Part II, contando com Neil Lockwood nos vocais, Erick Troyer (teclado) e Pete Haycock (baixo). Lynne processa o novo grupo, mas isso não impede que um novo disco seja lançado em 1991, muito menos atrapalha a gravação ao vivo feita com a Orquestra Sinfônica de Moscou, em 1992. O último trabalho dessa segunda encarnação é Moment of Truth. Até 2001, a banda faz apenas alguns shows esporádicos. Neste ano, sai  Zoom, novamente contando com Lynne à frente do projeto - tanto que muitos críticos consideram o trabalho como um novo álbum solo do vocalista.

Por Valdir Antonelli, com informações da All Music Guide

Facebook

AGENDA

<<  August 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.