Friday Oct 31

Coldplay

Attention: open in a new window. PrintE-mail

Coldplay - divulgaçãoCada um dos integrantes da banda contou com o apoio de seus pais para tentar carreira musical. Martin,  o mais velho, começou a tocar piano quando criança e passou a tocar em grupos por volta de seus 15 anos e foi muito influenciado por Tom Waits. Buckland curtia mais os solos de Eric Clapton e Jimi Hendrix e começou a tocar guitarra aos 11 anos. Berryman curtia indie rock. Champion, multi-instrumentista tocava guitarra, baixo e nunca pensou que seria baterista em uma banda.

Foram, quando a banda nasceu, comparados ao Travis, Jeff Buckley e até mesmo ao Oasis. Fizeram seu primeiro grande show em um festival em Manchester, apenas com bandas independentes, e lançou o primeiro EP, Safety, pouco tempo depois. O segundo EP, Brothers & Sisters já saiu por um selo independente, o Fierce Panda, com tiragem de 500 cópias. Foi com essa bagagem que assinaram com a Parlophone em abril de 1999 e lançam seu terceiro EP, Blue Room no mesmo ano. A banda começa a atrair público para seus shows e a imprensa musical inglesa passa a chama-los de o ´novo´ Travis, graças a simplicidade dos arranjos e simpatia dos integrantes da banda. Aproveitando a maré boa, o Coldplay lança mais dois EPs, Shiver e Yellow, até a metade de 2000.

Em novembro de 2000, finalmente, sai o primeiro álbum do Coldplay. Parachutes leva a banda a ganhar o Mercury Music Prize de melhor disco do ano. Nos Estados Unidos, o single de Yellow é usado como vinheta promocional do canal ABC. O hype em cima da banda continua por todo o ano de 2001. O Coldplay é indicado a três Brit Awards e embarca por uma turnê totalmente ´sold-out´ pelos Estados Unidos. Mesmo com o sucesso, rumores que o grupo implodiria ganham mais destaque que a própria turnê norte-americana. Martin era visto freqüentemente sem voz e isso fez com que vários shows fossem cancelados e que a turnê pela Europa fosse adiada. Independentemente dos boatos, o Coldplay terminou 2001 no topo e com um segundo hit: Trouble.

No mesmo ano a banda volta aos estúdios para a gravação de seu segundo álbum. Novamente boatos surgem dizendo que este seria o último disco do Coldplay, já que seus integrantes não conseguiram manter a aura de Parachutes. A Rush of Blood to The Head é lançado em agosto de 2002 e um cd ao vivo, Live 2003, chega às lojas no ano seguinte. O show captura a banda em seu melhor momento, em um show no Horden Pavilion, em Sydney, na Austrália, demonstrando toda a potencia do segundo álbum do grupo. Neste mesmo ano a banda vem ao Brasil para dois shows - São Paulo e Rio - com lotação esgotada. Também em 2003,  em dezembro, Chris Martin se casa com Gwyneth Paltrow.

Em abril de 2004 nasce a primeira filha de Martin e Paltrow, Apple Blythe Alison Martin, mas que em nada atrapalha o trabalho do Coldplay que começa a gravar material para o terceiro álbum. Os trabalhos começam com a produção de Ken Nelson, que abandona o barco dando lugar a Danton Supple, que havia trabalhado com Morrissey e com o Cure, e assim termina a produção de X&Y.

O primeiro single do álbum, Speed of Sound, é o primeiro single do extremamente aguardado terceiro álbum do Coldplay. O disco é lançado em junho e rapidamente chega ao topo das paradas inglesas e norte-americanas. A banda sai novamente em turnê que chega ao Brasil, para três únicos shows em São Paulo,  no final de fevereiro de 2007.

Clique nos links para assistir aos vídeos. Clique aqui para outros vídeos.

Por Valdir Antonelli, com informações da All Music Guide

Facebook

AGENDA

<<  October 2014  >>
 Mon  Tue  Wed  Thu  Fri  Sat  Sun 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

NEWSLETTER

Deixe seu nome e e-mail para receber nossa newsletter.