Billy Idol
Written by Valdir antonelli Sunday, 23 January 2005 21:00
Com o tempo deixou de lado o nome Broad, como era conhecido, e assumiu para si a alcunha de Billy Idol, já que Broad não era nome para o vocalista de uma banda punk. Pouco tempo depois, começou a tocar guitarra no Chelsea, grupo que tinha Mick Jones, que viria a montar o Clash, e Brian James, do Damned, como integrantes. Idol deixou o grupo rapidamente e largou a guitarra de lado para assumir o microfone. Como precisava de uma banda, chamou o baixista Tony James, o baterista John Towe e o guitarrista Bob Andrews, para criar o Generation X em 1976. Logo depois a banda assina com a Chrysalis, por onde lança, em 1978, seu primeiro disco, chamado apenas de Generation X. Nesse meio tempo, Towe, o baterista, deixa o grupo, e é substituído por Mark Laff. Lançam mais dois trabalhos, Valley of the Dolls, de 1979, e Kiss me Deadly, em 1981. Acabando logo depois.
Desapontado com o fim do Generation X, Billy Idol se muda para Nova Iork, onde começa uma carreira solo. Começa a trabalhar com Bill Aucoin, então empresário do Kiss, e lança um primeiro EP, Don´t Stop, que vinha com uma cover para uma música de Tommy James, Mony Mony, e duas canções remixadas do Generation X, que haviam sido gravadas anteriormente ao fim da banda. Idol começa a trabalhar com Johnny Thunders e lança seu primeiro álbum em julho de 1982. Duas canções deste trabalho, White Wedding e Dancing With Myself, está última também da época do Generation X, conseguem espaço na programação da MTV, mostrando um clone de Elvis Presley com cabelos prateados. A estréia rendeu o primeiro disco de ouro da carreira, e abriu caminho para o maior sucesso do cantor até hoje, o álbum Revel Yell.
Rebel Yell foi o disco que mais vendeu na carreira de Billy Idol, ganhando dois discos de platina. O cantor continuou com muito espaço na MTV e viu as músicas Eyes Without a Face e Flesh For Fantasy se transformarem em hits radiofônicos. Com isso ele passou a tocar em lugares maiores e, principalmente, a ser a atração principal em alguns festivais. Com o grande sucesso, entrou em estúdio para o terceiro trabalho, Whiplash Smile, mais um disco recheado de hits, como To Be a Lover e Sweet Sixteen, mas falhou, quando em shows, esquecia de colocar seus antigos sucessos e se dedicava apenas a músicas do novo trabalho. Neste mesmo ano, 1987, Johnny Thunders, mais conhecido como Steve Stevens, deixou a banda de Idol e montou o Steve Stevens´ Atomic Playboys, que tinha como vocalista o futuro líder do Motley Crue, Vince Neil. Billy Idol se viu sem seu maior parceiro.
Ainda em 1987 sai sua primeira compilação, Vital Idol, com oito de seus maiores sucessos até então, alguns em versões remixadas, a coletânea foi fruto da extensa exposição do cantor na MTV, onde teve o vídeo, gravado ao vivo, de Mony Mony entre os mais vistos no canal. Aproveitando que tinha lançado mais um disco, mesmo sendo uma simples coletânea, Billy se tranca em estúdio para a gravação de seu quarto álbum. As gravações se arrastam e passados dois anos, nada novo é lançado. O cantor só volta à mídia quando se apresenta na homenagem feita por várias estrelas do rock para o The Who. No caso, os astros representavam músicas da opera-rock, Tommy, onde Idol fez o papel do Cousin Kevin (primo Kevin).
Finalmente, em 1990, sai o quarto álbun, Charmed Life, que teve a divulgação atrapalhada por um grave acidente de moto, onde Idol quase perdeu a perna esquerda, forçando o cantor a andar de muletas por um bom tempo. Mesmo não tendo a força dos anteriores, Charmed Life, também ganha um disco de platina, graças ao hit Cradle of Love.
Outros três anos se passam, até que um novo trabalho do cantor, chegasse às lojas. Durante este tempo, Billy Idol, trabalhou duro para conseguir um papel no filme The Doors, de Oliver Stone. Mas lança, em 1993, o disco Cyberpunk, onde o cantor troca os cabelos brancos por dreadlocks (!!) e brinca com a música techno. Fracasso total, o disco vai mal das pernas e Idol não consegue o papel que tanto queria no filme dos Doors. No começo de 1994, o cantor tem uma overdose que quase o levou à morte, mas conseguiu se safar, sendo internado em um hospital de Los Angeles.
Pouco se falou de Billy Idol até 1998, quando ele apareceu no filme The Wedding Singer, fazendo uma ponta como ele mesmo. Tal aparição resultou em um renovado interesse pela obra do cantor. Em 2000 ele volta com a parceria com Steve Stevens, para a gravação do especial VH1: Behing the Music, que rendeu uma nova coletânea. Também lançou um disco ao vivo, White Wedding Live.
No ano seguinte uma nova compilação, Greatest Hits, que chegou a vender mais de 500 mil cópias, apenas nos Estados Unidos e teve, em 2003, o relançamento, na Inglaterra, da coletânea Idol Songs: 11 of the Best, que recebeu o nome de The Essencial Billy Idol.
Para 2005, está sendo prometido um novo disco de inéditas, que sairá pela gravadora Sanctuary.
Por Valdir Antonelli, com informações da All Music Guide, Wikipedia e site oficial de Billy Idol
- Comments




